Garis da Alegria fazem ação de conscientização em feiras da cidade

Os Garis da Alegria e agentes de conscientização da Prefeitura de Manaus levaram, nesta quinta-feira, 19, para a Feira da Banana e Mercado Adolpho Lisboa, no Centro, mensagens para propagar boas práticas com o lixo. Mais de 200 pessoas acompanharam a ação nos locais.

As equipes percorrem a cidade falando diretamente com o cidadão sobre como cuidar do lixo, para evitar acúmulo irregular e proliferação de resíduos nas ruas e igarapés. Quinze agentes participaram da ação. “Sempre passamos por aqui trazendo alegria e orientações sobre a importância de manterem o local limpo e de cuidar do lixo para que ele não prejudique a saúde da população”, lembrou Alan Nascimento, membro dos Garis da Alegria.

As equipes de educação ambiental ajudaram a reforçar as orientações junto aos permissionários e clientes no local. “Falamos sempre sobre manter o ambiente de trabalho limpo para o atendimento os clientes com mais qualidade e sobre as melhores práticas de acomodação do lixo”, explicou karen Coelho, coordenadora da equipe no local.

A ação foi aprovada pelos feirantes que aproveitaram para descontrair na manhã de trabalho. A comerciante Vilma Ferreira, vendedora de coco há cinco anos no local, lembra que há anos a Prefeitura realiza essa ação, mas ainda há a falta de compromisso das pessoas. “Vemos esse esforço das equipes da Prefeitura. Espero que a população entenda essa mensagem passada e cuide melhor da cidade”, disse.

A permissionária Célia Amazonas, que há dez anos comercializa abacaxis no local, diz que, após aprender com as equipes de conscientização, que há anos frequenta o local, passou a ser também uma fiscalizadora da feira. “Precisamos deixar nosso local limpo e asseado para receber melhor nossos clientes. É nossa obrigação ensacar o nosso lixo e colocar no lugar certo”, ensina.

João do Coco, feirante há 18 anos no local, investiu R$ 70 de seu próprio bolso para disponibilizar um “tambor” para coletar os cocos descartados. “Sou analfabeto, mas conheço meus deveres como cidadão. Lixo aqui é coletado e depois levado pelas equipes corretamente”, garantiu.

O trabalho de conscientização faz parte da programação de educação ambiental e coleta seletiva da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que coordena diariamente cerca de 40 agentes de sensibilização em diversas áreas da cidade, na modalidade de conversação porta a porta. Ainda nessa quinta-feira, as equipes percorrem a Rua da Cachoeira, no bairro São Jorge (zona Oeste); Rua 16 de Julho, no Coroado (zona Leste) e ruas Ipixuna e Visconde de Porto Alegre, na Praça 14 (zona Sul).

Em 2016, foram realizadas mais de 1.800 ações pela cidade, com cerca de 166 mil pessoas alcançadas.

Texto: Lilian D’Araujo

Fotos: Altemar Alcântara

Disponível em: https://flic.kr/s/aHskSX6tsp

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp): 92 3216-8014