Notícias

Fórum de Vinculação do Pré-Natal discute atendimento qualitativo de gestantes

Com a intenção de reunir informações de todos os participantes do processo de gestação, desde o pré-natal até o nascimento, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com participação da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), coordenou nesta quarta-feira, 4/4, na maternidade Ana Braga, na alameda Cosme Ferreira, São José, o Fórum de Vinculação do Pré-Natal do Distrito de Saúde Leste (Disa Leste).

 

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explicou que os Fóruns são encontros cíclicos realizados por todos os Distritos de Saúde, pelo menos três vezes ao ano, para discutir as ações mais importantes para o atendimento de forma qualitativa de gestantes, em todo o período de gravidez.

 

“Desta vez, realizamos o Fórum do Disa Leste, com a presença de profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Maternidades ‘Ana Braga’ e ‘Chapot Prevost’, para a troca de informações e a pactuação de procedimentos com o objetivo de diminuir a morbimortalidade de parturientes, com ações preventivas”, destacou Magaldi.

 

Na coordenação das palestras, a chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Rita de Cássia Jesus, lembrou que médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) trabalham para o fortalecimento das ações de pré-natal no que se refere ao alcance dos objetivos de desenvolvimento do milênio e objetivos de desenvolvimento sustentável, prevenção de mortalidade materna e perinatal, controle das doenças infecciosas na gestação bem como de transmissão vertical.

 

“Em 2017, foi registrada a menor mortalidade materna, com 11 óbitos. Em 2014, os registros chegaram a ser de 41 óbitos. O que nós queremos é que esses números se aproximem de zero. É quando teremos os processos alinhados de forma perfeita”, disse Rita de Cássia.

 

No evento, foram detalhados todos os processos que passam por avaliação para melhoria das ações durante o pré-natal. As dificuldades evidenciadas no processo de visita de vinculação e da atenção primária e as sugestões para otimizar a visita da vinculação em unidades de saúde e nas maternidades, foram temas abordados no Fórum Leste.

 

“O Disa Norte realizou o fórum no fim de março e em 19 de abril profissionais do Disa Sul estarão reunidos para as avaliações daquela área”, finalizou Rita.

 

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior/Semsa

Foto: Divulgação/Semsa

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse