Formação vai transformar jovens em multiplicadores na prevenção de acidentes e lesões no trânsito

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu, nesta terça-feira, 18/7, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, a “1ª Oficina de Formação do Projeto Jovem Multiplicador: ação entre pares pela Paz no Trânsito”. A programação compõe o Plano Intersetorial de Segurança Viária de Manaus (2016-2018) e faz parte das ações do projeto Vida no Trânsito.

O secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi Alves, explicou que o projeto Vida no Trânsito, coordenado pela Semsa, abriga várias ações com o objetivo de promover a paz no trânsito por meio da conscientização de jovens e adultos, de escolas e comunidades em geral.

“A oficina do projeto Jovem Multiplicador é uma das mais importantes ações porque envolve adolescentes de escolas públicas que vão ser escolhidos para compor uma comissão que levará lições de educação no trânsito para dentro de casa e também para as comunidades onde moram”, declarou Magaldi.

Para a implementação do projeto nas escolas públicas, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) capacitará um professor e dois alunos de cada escola participante da rede estadual de ensino, bem como jovens lideranças do bairro. Os participantes serão sensibilizados sobre os tipos de acidentes de trânsito da área, os grupos de vítimas vulneráveis, diretrizes gerais da legislação de trânsito vigente, orientação sobre o uso de equipamentos de segurança e, ainda, comportamentos seguros no trânsito.

De acordo com a chefe do Núcleo de Prevenção a Riscos à Saúde por Causas Externas, Thalita Renata Oliveira, também será discutido o Plano de Ação da Escola, com estratégias de educação no trânsito como exposições de painéis, rodas de conversa, sessões de filmes, apresentação de peças teatrais, produção de documentários e materiais educativos para serem utilizados no desenvolvimento do projeto na escola, sempre associados às disciplinas em sala de aula.

“O projeto Jovem Multiplicador tem o objetivo de promover o desenvolvimento de ações educativas relativas ao trânsito nas escolas estaduais situadas em perímetros de fluxo intenso apontado estatisticamente como de alto risco de acidente, a fim contribuir para o processo de construção de condutas conscientes e conhecedoras do papel do condutor e do pedestre, promovendo assim a educação de todos por meio de atitudes seguras e conscientes”, destacou.

Ações

Em 2017, o Projeto Jovem Multiplicador será desenvolvido em escolas da rede estadual de ensino. Ao final das oficinas, serão indicados 124 integrantes da comissão de multiplicadores, entre estudantes e lideranças comunitárias.

O estudante Nazireu Maquiné, de 14 anos, está entre eles. Durante a oficina, o estudante absorveu todas as informações nas palestras e garantiu que agora vai passar todas elas para seus familiares e amigos.

“É muito importante para minha formação participar do projeto. Melhor ainda é ter a possibilidade de ajudar gente que eu gosto a se proteger contra acidentes e lesões, decorrentes muitas vezes da falta de atitudes e cuidados simples”, declarou Nazireu.

Escolas participantes do projeto Jovem Multiplicador:

1. E. Profº Cleomenes do Carmo Chaves.
  2. E. Demóstenes D. de Araújo Travessa.
  3. E. Profª Cecilia Ferreira da Silva

CETI Elisa Bessa Freira

1. E Vasco Vasques.
  2. E. Eliana Socorro Pacheco Braga.

Fotos: José Nildo / Semsa

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm4AV64j

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315