Notícias

Fiscalização da SMTU apreende três veículos que realizavam condução clandestina de estudantes

Em uma semana, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) apreendeu três veículos – duas kombis e um doblô – que faziam o transporte de escolares sem autorização. As apreensões aconteceram quando os condutores desembarcavam crianças que estudam em escolas localizadas nas avenidas Noel Nutels e Cosme Ferreira, zonas Norte e Leste da cidade.

 

Os locais fiscalizados foram indicados por denúncias que chegaram a Divisão de Fiscalização da SMTU. Além da apreensão, os veículos serão autuados com multa de 10 Unidades Fiscais do Município (UFMs), que corresponde a R$ 998,40.

 

“O veículo cadastrado passa por vistorias periódicas, onde são checados itens de segurança, tais como cinto, funcionamento de faróis, condições dos pneus, dentre outros. O condutor legalizado também é um profissional que recebe capacitação especifica para realizar o serviço. Por isso, pedimos aos pais e responsáveis que não arrisquem e escolham o prestador de serviço autorizado”, alertou o superintendente da SMTU, Audo Albuquerque.

 

O transporte de escolares pode ser prestado por pessoa física ou jurídica. Atualmente, existem cerca de 240 operadores cadastrados na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

 

Para saber se o condutor de escolar possui autorização concedida pelo Município, os pais ou responsáveis podem acessar o site http://smtu.manaus.am.gov.br/transporte-escolar/ ou ligar para os telefones 118 e 3632-2752. Na hora de ligar, é importante ter em mãos a placa do veículo e nome completo do condutor.

 

Somente recebe autorização da prefeitura o operador que atenda as regras estabelecidas na Lei Municipal n.º 1.892 de 10/07/2014, que observa a legislação nacional e estadual em vigor.

 

Sugestão de Fotos: Altemar Alcantara / Arquivo Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskN7gwBK

Assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU): 92 3236-4840

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse