Fiscalização ambiental combate invasão em área verde na zona Norte

A fiscalização ambiental da Prefeitura de Manaus fez a retirada de um tapume instalado irregularmente num trecho da área verde do conjunto Vila da Barra, na Cidade Nova, zona Norte. O local vem sendo alvo constante de tentativas de ocupação, denunciadas pelos moradores do ligar. A derrubada da estrutura foi realizada na tarde da última segunda-feira, 29/7, por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e do Grupo Integrado de Prevenção às Invasões de Áreas Públicas do Estado do Amazonas (Gipiap).

Fiscalização ambiental combate invasão em área verde na zona Norte

De janeiro até junho deste ano, 55 focos de ocupação irregulares em áreas verdes e de preservação permanente foram alvos de ações de monitoramento e retirada na cidade. De acordo com o diretor de Fiscalização da Semmas, Enéas Gonçalves, a atuação no controle dessas ocupações em fase inicial é fundamental para impedir o avanço dos focos.

“No caso do Vila da Barra, o interesse dos invasores pelo local começou a partir da inauguração da avenida das Flores, que margeia a parte de trás da área verde”, afirmou Enéas.

As denúncias dos moradores do conjunto, dão conta de que a ação dos invasores ocorre sempre no fim de semana. Além do tapume, um homem que se identifica como suposto proprietário do terreno começou a construir uma estrutura de alvenaria para a instalação de medidor de energia, que também foi demolido. Ainda segundo os denunciantes, o invasor afirmou ter comprado o terreno.

Policiais da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, estiveram no Vila da Barra, na manhã desta terça-feira, 30/7, investigando denúncia de venda ilegal de terrenos em áreas públicas do conjunto.

O trecho continuará sendo monitorado pela fiscalização da Semmas e receberá, ainda esta semana, placas de identificação de área verde para reforço da proteção.

Foto – Divulgação / Semmas