Feira Urbana de Alternativas homenageia as mulheres neste domingo no Parque do Mindu

18.02.04. Fuá - Feira Urbana de Alternativas

Domingo é dia de Fuá e de homenagens às mulheres no Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A Feira Urbana de Alternativas (Fuá), que este ano será realizada em dez edições na unidade de conservação – sempre no primeiro domingo de cada mês – vai homenagear o Mês da Mulher, com atrações musicais, esportivas e educativas. O evento acontecerá das 9h às 17h e contará com mais de 50 expositores, com feira criativa, gastronomia, workshops, oficinas, palestras e exposições de arte e reaproveitamento de resíduos. O evento integra a programação do Fundo Manaus Solidário, presidido pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que desenvolverá atividades ao longo do mês de março em homenagem às mulheres.

A primeira edição do Fuá no Parque Municipal do Mindu aconteceu em fevereiro, com a visitação de, aproximadamente, 2 mil pessoas ao longo do dia de realização da feira. O Fuá é uma iniciativa da sociedade civil participativa, que busca fomentar a economia criativa, trabalhando os conceitos de sustentabilidade por meio da arte e da cultura. De acordo com a organizadora do evento, Laelia Nogueira, a ideia de trazer a feira para o Parque Municipal do Mindu foi a de agregar em quantidade e qualidade. “O Parque do Mindu é um ambiente natural, visitado pela população e com a feira é possível crescer em número de expositores e trabalhar a economia criativa com a finalidade socioeducativa”, afirmou Laelia.

Nesta edição, a feira vai contar com a participação do grupo de maracatu Baque Mulher Manaus, formado somente por mulheres batuqueiras, que se apresentarão no anfiteatro. O grupo foi fundado em fevereiro de 2016, a partir de um convite feito às batuqueiras do maracatu Eco da Sapopema, sendo um exemplo de resistência e força feminina. É o primeiro grupo de maracatu formado por mulheres da região Norte.

“Estamos preparando uma programação cheia de atividades que vão impulsionar a nossa qualidade de vida, num domingo pra lá de especial. Afinal, no mês de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, pelas suas conquistas sociais, políticas e econômicas ao longo dos anos, mas a luta continua e vamos dar voz a elas numa programação que vai contar com a participação de várias mulheres do meio artístico da nossa cidade”, adianta Laelia.

Texto: Júlio Pedrosa / Semmas
Fotos: Márcio James / Semcom