Notícias

Feira da Aparecida recebe Garis da Alegria para sensibilizar sobre limpeza

Uma das feiras mais tradicionais de Manaus, localizada no bairro de Aparecida, zona Sul, recebeu, nesta terça-feira, 19/3, o grupo de conscientização da Prefeitura de Manaus, Garis da Alegria, para uma ação de sensibilização junto aos comerciantes e consumidores. Por meio de brincadeiras e números musicais, o grupo passou a mensagem de limpeza e preservação da cidade a mais de 2 mil pessoas que circularam pelo local nesta manhã, dia de novena do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

 

 


 

 

Segundo o secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Farias, o trabalho dos Garis da Alegria é importante pelo alcance e pela aceitação popular. “Os Garis da Alegria falam e cantam sobre preservação e conservação, mas também ouvem a população e ajudam o poder público a buscar as soluções para cada problema. É determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto aproximar os serviços do cidadão dessa forma. E é bastante clara a boa aceitação do trabalho deles”, avaliou.

 

O grupo percorreu a feira ao lado da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida abordando, principalmente a questão da disposição do lixo. “Sempre viemos aqui e somos muito bem recebidos pelos comerciantes e clientes. Todos já sabem nossas músicas e, se você conversar com os feirantes, vai ouvir deles que é uma ação que ajuda a manter a limpeza da feira”, disse Allan Nascimento, conhecido como o ‘Gari Cantor’, membro do grupo lúdico.

 

Marinês Rodrigues, que tem uma banquinha de comida típica regional na feira, elogiou o trabalho do grupo e acredita na melhoria dos hábitos da população. “Sempre assisto ao show deles aqui. É muito bom, porque a mensagem alcança a todos. Crianças e idosos. Acho que ainda precisamos fazer mais a nossa parte para que o trabalho desses profissionais seja recompensado. Mas, já vejo bons resultados”, avaliou.

 

Atuando como feirante há mais de 12 anos, Jessé Pantoja disse que gosta quando os Garis da Alegria passam, porque vê como as pessoas mudam de atitude após ouvir as mensagens. “Tem muita gente que ainda suja, mas vemos que quando os Garis da Alegria passam, as pessoas se sentem menos encorajadas a jogar lixo no chão. Isso é bem visível. Espero que um dia se torne um hábito”, comentou.

 

Entre as feiras visitadas frequentemente por essa ação, estão ainda a Feira do São Francisco, mercado Adolpho Lisboa (zona Centro-Sul), Panair (zona Centro Sul), Feira da Banana (zona Centro-Sul), Compensa (zona Oeste), Glória (zona Oeste), Santo Antônio (zona Oeste), Japiinlândia (zona Centro-Sul), Feira Coberta Val do Porto e Feira da Sepror (zona Norte).

 

As feiras da cidade, tanto as volantes, quanto as fixas, recebem limpeza diária, e em muitos casos, até três vezes por dia. Alguns desses locais contam também com sistema de coleta diferenciado, com a permanência do carro coletor por 20 minutos, para que os feirantes depositem direto no compactador seus resíduos, evitando, assim, que haja acúmulo de lixo nos locais.

 

Texto: Divulgação / Semulsp

 

Imagens: D’Castro/Semulsp

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse