Famílias recebem, das mãos de Rotta, doações intermediadas pela primeira-dama, Elisabeth Valeiko

O afastamento da primeira-dama de Manaus, Elisabeth Valeiko, para acompanhar o marido, o prefeito Arthur Virgílio Neto, que está em tratamento contra um câncer de próstata em São Paulo, impediu que ela entregasse as doações que angariou, junto a secretários e subsecretários municipais, com o intuito de ajudar famílias que estão passando por problemas sérios de saúde.

E como quem precisa de ajuda tem pressa, ela solicitou que o prefeito em exercício, Marcos Rotta, fizesse as doações para as famílias de Joel Rodrigues Ramos, 17, e Laisa Rafaela Firmo de Aguiar Mendonça, 1 ano e 6 meses. Ambos estão em tratamento contra doenças e as famílias enfrentam dificuldades para lhes proporcionar qualidade de vida.

As doações de leite e dos objetos que serão utilizados na realização de bingos e rifas foram, gentilmente, entregues pelo prefeito em exercício no final da manhã desta sexta-feira, 17. O prefeito ficou tocado com as histórias de vida de Joel e Laisa, e ressaltou a preocupação do prefeito Arthur e da primeira-dama, Elisabeth Valeiko em ajudar pessoas, sobretudo, as mais carentes.

“É com muita satisfação que eu, em nome do prefeito, Arthur e da primeira-dama, Elisabeth entrego as doações a essas famílias. A primeira-dama tem muito forte essa preocupação com o lado social, em ajudar as pessoas, especialmente, as mais carentes e nós convergimos para esse caminho também. A ajuda dos secretários e dos subsecretários, juntamente, com outros anjos é que permitiram amenizar um pouco as dificuldades dessas famílias”, falou.

Francinete Rodrigues Ramos, 35, mãe de Joel, que teve meningite bacteriana no ano passado e desde então ficou acamado e com dificuldades de se alimentar por via oral, ficou muito grata pela ajuda. Além de acamado, como sequelas da doença, Joel apresenta retardo mental, perda total da visão do lado direito e tem apenas 5% da visão do olho esquerdo.

“A alimentação do Joel hoje é feita exclusivamente por sonda, então essa ajuda é fundamental. Desde que Joel adoeceu tenho tido muitas dificuldades em manter ele e os meus outros filhos. Daqui a algum tempo ele poderá ter um pouco mais de autonomia, mas hoje precisa de muita ajuda e, por isso todo e qualquer ato de bondade é bem-vindo. Agradeço à primeira-dama, Elisabeth, ao prefeito Arthur e ao vice-prefeito Rotta pela generosidade”, disse.

Quem também agradeceu pelo ato solidário foi Tamires Firmo de Aguiar, 29, tia das gêmeas Laisa Rafaela Firmo de Aguiar Mendonça e Lívia Sophia Firmo de Aguiar Mendonça, de 1 ano e 6 meses. Laisa está morando em São Paulo, onde faz tratamento contra um câncer, o retinoblastoma. O retinoblastoma é um tumor maligno que se origina nas células da retina e que, por ser bastante agressivo, pode provocar cegueira e levar à morte. Laisa foi submetida a uma cirurgia que removeu o olho direito dela no último dia 4/3.

Além de Laisa, a irmã gêmea dela, Lívia Sophia Firmo de Aguiar Mendonça também está em São Paulo, juntamente, com os pais Tamara Firmo de Aguiar e Raimundo Vieira Mendonça, para fazer acompanhamento médico. O pai precisou sair do trabalho para acompanhar o tratamento médico das filhas em São Paulo.

“Por serem gêmeas, a Lívia precisa ser acompanhada para verificar se ela também tem a doença. Estamos confiantes de que não e que, aos poucos, a Laisa vá se recuperar bem. Elas não têm previsão de voltar para Manaus e, como os pais abriram mão de tudo para ficar com elas, a situação financeira ficou mais complicada. Toda a família agradece por esses brindes, eles irão nos ajudar muito nesse momento de dificuldades”, afirmou Tamires.

Mais informações sobre o estado de saúde de Joel e Laisa, bem como ajuda para eles podem ser obtidas pelos números 99434-8522 (Francinete) e 99149-0270 (Tamires). Doações em dinheiro podem ser efetuadas pela Caixa Econômica: agência 0020, operação 013, conta poupança 49635-0 (Francinete Rodrigues Ramos). Ou pelo banco Bradesco: agência 5422-4, conta corrente 0041640-1, em nome de Rogério da Silva Rocha. As doações nesta conta serão encaminhadas para a família da pequena Laisa.