Notícias

Famílias recebem donativos arrecadados na campanha #ManausSolidária

As famílias vítimas do incêndio em Educandos, zona Sul, ocorrido em 17 de dezembro do ano passado, continuam recebendo os donativos arrecadados por meio da campanha #ManausSolidária. Nesta quinta-feira, 14/2, das 400 pessoas esperadas para fazer a retirada de cestas básicas, kits de higiene pessoal, limpeza, fraldas descartáveis, roupas e calçados, 290 compareceram e 110 não estiveram na Agência de Desenvolvimento Local (ADL) Cajual, Morro da Liberdade.

 

14.02.19 - Prefeitura entrega donativos às famílias do Educandos

 

Os donativos são entregues às pessoas cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Nesta sexta-feira, 15, conforme a programação, a expectativa é que mais 200 pessoas recebam os donativos arrecadados junto à população e à iniciativa privada. Coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, a campanha #ManausSolidária seguirá ativa até que as 735 famílias atingidas pelo incêndio em Educandos tenham sido contempladas em suas necessidades e voltem a ter uma vida normal.

 

Conforme a dona de casa, Ana Carolaine Oliveira, 22, manter as doações é importante porque elas impedem que outras pessoas que ajudam no dia a dia sejam sobrecarregadas. “As doações são importantes para a gente não ficar pedindo de outras pessoas, pois já estão nos ajudando e só temos que agradecer a Prefeitura por essa ajuda. Muita gente trabalhava no local do incêndio vendendo as coisas e tirava seu lucro de lá, agora estamos sem nada e precisamos dessas doações. Sou grata por esse auxílio”, afirmou.

 

Outra moradora que também é grata pelo auxílio que a população e a Prefeitura de Manaus têm dado às vítimas do incêndio é Ana Paula Cruz, 29. Dona de casa, Ana Paula disse que o momento mais delicado já passou, mas que toda ajuda é bem-vinda, principalmente, porque as famílias estão tentando se reerguer.

 

“Primeiro agradeço a Deus por estarem nos ajudando, estamos passando por um momento muito difícil. Perdemos nossa casa, perdemos todas as coisas e ficamos muito tristes, mas esses materiais, esses alimentos e tudo o que as pessoas têm feito por nós têm nos ajudado bastante. Se não fosse a bondade das pessoas, a situação seria muito pior”, opinou.

 

Segundo a vice-presidente do Fundo Manaus Solidária, Mônica Santaella a entrega de donativos será mantida até que a vida das pessoas volte à normalidade. “A determinação do prefeito Arthur Neto e da presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro é que seja estabelecido um cronograma de atendimentos porque a gente sabe que até a vida das pessoas voltar ao normal demora um tempo e esse é o papel da prefeitura, dar o suporte para as famílias. E é isso que estamos fazendo aqui”, concluiu.

 

Além dos donativos, a secretária da Semasc, Conceição Sampaio adiantou que os móveis e eletrodomésticos doados para as famílias em Educandos devem começar a ser distribuídos em breve. Um cronograma deste atendimento está sendo fechado por meio de parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas. Segundo ela, embora todos precisem, as entregas serão divididas por grupos prioritários.

 

“O acompanhamento com essas famílias tem sido diário, esse é um compromisso do prefeito Arthur e da dona Elisabeth com essas famílias. Nós vamos passar agora para uma nova etapa, que será a de doação de móveis e eletrodomésticos. Sabemos que todos precisam, mas estamos trabalhando por grupos e com os mais necessitados. Todos precisam, mas algumas precisam mais e é nesse sentido que estamos alinhando nossa atividade. O governo deve partilhar desse alinhamento para que essas famílias tenham de volta o dia a dia normal delas”, finalizou.

 

Texto: Michele Gouvêa / Manaus Solidária

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmANVg5Q

E

Fotos: Karla Vieira / Manaus Solidária

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmAPAhUd

 

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse