Famílias recebem doações do programa ‘Abraço Solidário’

O programa “Abraço Solidário’ realizou, nesta quinta-feira, 7/11, a entrega de 50 cestas básicas a beneficiários, dando continuidade à programação que teve início na terça-feira, 5, quando foram entregues 20 kits de fraldas geriátricas e mais cestas básicas às famílias contempladas pelo programa realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária.

07.11.19. Entrega de cestas básicas famílias - Abraço Solidário

O “Abraço Solidário” já garantiu, no decorrer deste ano, mais de três mil benefícios a famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social, além de ter como prioridade, crianças, gestantes, nutrizes, idosos e Pessoas com Deficiência (PcD). Afora as cestas básicas e fraldas geriátricas, já foram entregues ao longo do ano kits de enxovais, cadeiras de rodas, cadeiras de banho e colchões casca de ovo.

Entre as pessoas beneficiadas nesta quinta-feira, está a dona de casa Rosa Maria, 56. Ela e o marido ficaram responsáveis pela criação dos netos depois que a filha morreu e nos últimos tempos, conforme ela, eles vêm enfrentando dificuldades. “Essa cesta chegou numa boa hora. Foi muito bom, eu estava precisando. Agradeço muito pela ajuda que estão nos dando”, disse.

Mãe de três filhos, sendo um de dois anos, Erly dos Santos, 29, trabalha como atendente em um lanche e recebeu com alegria a ligação informando que seria beneficiada com a cesta básica. “Não tenho quem me ajude, sou eu e meus filhos e só eu trabalho. Foi uma surpresa muito boa e que vai me ajudar bastante. Que Deus abençoe a todos que estão nos ajudando”, externou.

As cestas básicas foram confeccionadas com alimentos não perecíveis recebidos por meio da campanha #ManausSolidária.

Entrega de fraldas

Já as fraldas geriátricas, entregues na última terça-feira, 5, foram destinadas às pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou que se recuperam de alguma doença grave. Bárbara Viana recebeu o auxílio pela segunda vez e ressaltou a importância da iniciativa. “Meu filho tem autismo e faz uso diário de fraldas. Essa ajuda é muito bem-vinda porque é um alívio nos altos gastos que temos, que ainda incluem medicamentos. Só tenho a agradecer”, afirmou a mãe de Bruno, de 10 anos.

Programa

O “braço Solidário” estabelece a concessão direta de bens materiais às pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social de qualquer natureza e a pessoas acometidas de câncer ou com problemas crônicos de saúde. O programa foi idealizado pela presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

“Percebendo as dificuldades diárias de pessoas que precisam de uma ajuda mais pontual e como nós recebemos em doação esses itens, concebemos esse programa como forma de auxiliar na atenção social que a Prefeitura de Manaus já realiza. Para nós é motivo de muita alegria poder proporcionar conforto e um pouco mais de tranquilidade para famílias que buscam o nosso auxílio”, pontuou.

Segundo coordenadora do serviço social do Fundo Manaus Solidária, Virna Martiniano o processo para seleção dos beneficiados inclui atendimentos prévios e critérios a serem cumpridos.

“Para cada benefício existem critérios específicos estabelecidos dentro do programa ‘Abraço Solidário’. A concessão de fraldas, por exemplo, exige a apresentação de laudo médico que comprove a necessidade. A partir dessa constatação, realizamos visitas às residências, para só então realizarmos a entrega do benefício. Dessa forma, agindo com responsabilidade, garantimos a atenção à necessidade de todos”, disse.

Também estão inclusas pessoas em situação de pobreza ou que sejam impossibilitadas de arcar com os custos do enfrentamento de situações que coloquem em risco a sobrevivência e a dignidade do indivíduo e da família. Todos os beneficiados foram atendidos e cadastrados pelo setor de Serviço Social do Fundo Manaus Solidária e atenderam aos critérios exigidos pelo programa.

Texto – Michele Gouvêa e Daniel Brito / Fundo Manaus Solidária

Fotos – Márcio James/ Semcom e Karla Vieira / Fundo Manaus Solidária