Família recupera certidões de nascimento após incêndio

Vítimas de um incêndio ocorrido no último dia 16, no Novo Aleixo, comunidade Nossa Senhora de Fatima 1, na zona Norte,  receberam, nesta quarta-feira, 4, a segunda via de suas  Certidões de Nascimento, perdidas durante o sinistro.

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) atendeu a família que teve perda total dos bens materiais, além de todos os documentos básicos como: Certidão de Nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Título de Eleitor.

Nesta quarta-feira, 4, foram entregues as quatro Certidões de Nascimento. Segundo Mauro Cristyan Pereira Maciel, pai da família, umas das principais preocupações, era de que forma recuperar esses documentos.

“Eu e minha família estávamos invisíveis na sociedade. Depois da assistência do Departamento de Direitos Humanos da Semmasdh, hoje estamos reconstruindo nossas vidas, pois nos sentimos cidadãos novamente com essas certidões. Agora, o segundo passo é tirar minha identidade, também na própria secretaria”, afirmou.

Desde que foi implantado, em outubro do ano passado, já foram emitidas 72 segunda vias de Certidões de Nascimento, 30 registros civis tardios e quatro registros civis tardios indígenas.

“Dentro da rede socioassistencial, contamos com o atendimento do serviço de sub-registro civil de nascimento, que além de atender o usuário do Cadastro Único, Conselheiros Tutelares e demandas espontâneas, tem como prioridade casos de sinistros e calamidades públicas. Após a triagem social desse usuário, damos início à retirada da segunda via da certidão de nascimento, levando assim, à condição de sujeito de direito esses cidadãos para que de fato exerçam sua cidadania plena”, explicou a diretora do DDH, Vera Queiroz.

Além da documentação, a família recebeu assistência com a doação de colchões e cestas básicas, além da inserção no programa Aluguel Social.

Texto: Alexsandro Machado

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616