Experiência do SAMU Manaus é apresentada em jornada de preparação de socorristas no Tocantins

As experiências bem sucedidas das equipes do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU 192) de Manaus foram apresentadas na Primeira Jornada de Preparação dos Socorristas (I JPS), realizada em Palmas (TO), entre os dias 23 e 25/8. O evento foi organizado pelo Núcleo de Educação em Urgência do SAMU Palmas.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi, a participação de profissionais que atuam no SAMU Manaus mostra a capacidade técnica do corpo de saúde do serviço que tem atuado na capital do Amazonas, ajudando a salvar vidas.

“Manaus cresceu muito e as estratégias criadas para atender aos pacientes vítimas de acidentes tiveram que sofrer alterações para que a logística possa dar solução de continuidade em ações que salvam vidas. Além disso, a cidade foi sede de dois grandes eventos que contaram com o suporte do SAMU”, declarou Magaldi.

A chefe do núcleo de educação permanente de urgência do SAMU em Manaus, Leda Lima Sobral ministrou a palestra “Desafios Institucionais no Atendimento de Múltiplas Vítimas” para integrantes do Samu Palmas e de municípios de Tocantins. Aproximadamente, 280 participantes estiveram em Palmas para os treinamentos que foram programados, entre os quais, uma simulação de queda de arquibancada com trinta vítimas.

A simulação também foi coordenada pela chefe do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Manaus, enfermeira Leda Sobral, que demonstrou quais as principais atitudes para o atendimento primário aos acidentados.

“É importante participarmos de eventos como este porque, além de termos a possibilidade de apresentar o trabalho que estamos realizando em Manaus, trocamos novas experiências com grandes profissionais de outras cidades”, ressaltou Leda.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior / Semsa

Foto: Divulgação / Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315