Evento internacional destaca trabalho de ensino integral desenvolvido pela Prefeitura

Os resultados do trabalho de ensino integral desenvolvido há três anos, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeine, Alvorada, zona Centro-Oeste, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), serão apresentados, ao longo desta semana, durante a 12ª edição do Grupo de Estudos da América Latina, na Itália. As professoras Ariana Nunes, Maria Estela Nepomuceno, Paula Vasconcelos e a gestora da unidade Zilene Trovão serão as representantes da escola e irão apresentar aos participantes do evento, de várias partes do mundo, o trabalho que vem sendo realizado, após o Cmei adotar a Educação Integral no ensino dos seus 422 alunos da Educação Infantil.

06.05.2018 Evento - Educadores da Escola Municipal Hermann Gmeiner vão à Itália para expor trabalho da unidade Entrada

O evento teve início neste domingo, 6/5 e se estende até a próxima sexta-feira, 11, na cidade Reggio Emilia, no norte da Itália. A cidade é referência mundial em educação da primeira infância. O evento é promovido pela rede Solari Brasil, em parceria com a Reggio Children e Centro Internacional Loris Malaguzzi e reunirá profissionais de educação de 31 países latino-americanos. Além de Manaus, a escola irá representar a região norte do Brasil.

O Cmei é primeira unidade da rede municipal na Educação Infantil que adotou a Educação Integral e a concepção de escola democrática, como metodologia de ensino para crianças de 4 e 5 anos. No fim de 2017, a unidade recebeu da rede Solari Brasil, o reconhecimento pelo  trabalho diferenciado e inovador na primeira infância. “Estamos muito felizes por mais este reconhecimento. São iniciativas como esta, de uma escola exemplar, que mostram como é possível engrandecermos cada vez mais nossos alunos de conhecimento e boas práticas”, destaca o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O evento

O Grupo de Estudos permitirá a troca de experiências em práticas educativas com escolas que são referências mundiais na Educação Infantil. As professoras vão poder apresentar as mudanças vivenciadas nos últimos três anos com a implantação da Educação Integral.

Entre essas mudanças serão expostas a troca do método de ensino, que atualmente valoriza e respeita a criança, a troca da sala de aula tradicional por espaços educacionais, onde acontecem aulas interativas, com brincadeiras que trabalham habilidades e competências, o ensino regular diferenciado, aliado a estratégias pedagógicas que buscam respeitar e valorizar a criatividade das crianças, como explicou a gestora da unidade, Zilene Trovão.

“Vamos mostrar, por exemplo, que saímos do sistema de ‘apostilamento’, e hoje trabalhamos nos espaços de aprendizagem, saímos não só da sala de aula, como dos muros da escola, além de atuarmos com diversas parcerias”, informa.

Segundo a professora Ariana Nunes, o momento será importante para absorver novos conhecimentos e, desenvolver novos métodos  de ensino. “A minha expectativa é de renovação metodológica. Poderei rever minha prática pedagógica a partir da troca experiências com educadores de outros países”, observa.

Pioneirismo

O Cmei Hermann Gmeiner foi a primeira escola da região norte a ter um Espaço Sonoro/Quintal Musical. O espaço funciona todos os dias, inclusive nos fins de semana, das 7h às 17h, e além de ser usado pelos alunos do centro, também está disponível para as outras unidades de ensino e projetos que funcionem dentro da Aldeia SOS, assim como por toda a rede municipal de ensino para realização de atividades pedagógicas, usando a musicalização.

O espaço possui instrumentos musicais feitos de material reciclado e colhido da natureza como violão, tamborim, tambor, flauta, gaita, entre outros, que podem e serão usados durante as atividades escolares, como forma de proporcionar um ensino diferenciado e mais atrativo aos alunos.

Texto: Emerson Santos / Semed

Fotos: Lton Santos / Semed