Estudantes da rede municipal de ensino participam da segunda prova da Obmep

O total de 2.500 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de 130 unidades de ensino de todas as zonas geográficas, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), no sábado, 16/9. Nessa etapa, só participaram 5% dos estudantes aprovados na primeira fase, realizada no dia 6 de junho, com a presença de 50 mil alunos. O resultado das soluções será divulgado no dia 25 de setembro e a relação dos premiados dia 22 de novembro, por meio do site http://www.obmep.org.br

A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Na segunda avaliação os alunos tiveram que responder a prova discursiva, com uma variante de seis a dez perguntas. Já na primeira, a prova foi objetiva de 10 a 20 questões.

O coordenador Municipal da Obmep, Francinaldo Mendes, informou que ano passado a prova contou com mais de 18 milhões de estudantes de todo Brasil. A Semed teve 53 certificados de menção honrosa e três alunos que conquistaram medalha de bronze, devido ao bom desempenho. Para ele, a probabilidade de bons resultados é grande.

“A expectativa é a de que nesse ano nós tenhamos um resultado melhor, o que implica numa maior aprendizagem da matemática. Esse aluno que se destaca é o reflexo do ensino que acontece na rede municipal, um ensino de qualidade, que perpassa pelo trabalho do professor”, citou.

Expectativa

A Escola Municipal Presidente João Goulart, bairro Santa Etelvina, Zona Norte, participou com 30 alunos do 6º ao 9º ano. Para a pedagoga Vivian Cristina, a possibilidade é boa, de êxitos, pois tudo foi feito para que os alunos alcancem um bom desempenho na avaliação.

“Nossos professores de matemática se empenharam muito, procuraram trabalhar o conteúdo que a Obmep colocou nos testes. O trabalho pedagógico foi feito, fizemos a mobilização junto com os professores e os alunos. Temos certeza que eles vão ter agora um bom desempenho”, pontuou.

Ao menos 15 alunos do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Aristófanes Bezerra de Castro, bairro Aliança com Deus, também localizada na Zona Norte, foram submetidos ao teste da Obmep. Conforme as explicações da diretora Francineide Bento, todos os alunos se empenharam muito, pois tiveram como motivação a medalha da aluna Laura Emanuelle de Freitas na prova do ano passado.

“Nós temos um clube de matemática, e alcançamos a medalha de bronze com a aluna Laura Emanuelle, que está em busca da medalha de ouro. Com esse prêmio, os outros alunos se espelharam e procuraram melhorar também os seus desempenhos”, comentou.

Texto: Paulo Rogério Veiga / Semed

Fotos: Divulgação / Escola

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm5oUWWt

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054