Notícias

Prefeitura reúne dois mil estagiários em evento cultural de valorização

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidaria, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Lucas Bandiera, encerraram nesta terça-feira, 13/11, a programação da oitava edição da Semana Municipal de Valorização do Estagiário (SMVE), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul.

 

13.11.18 Valorização do estagiário

 

A Semana é realizada, anualmente, pela Semad, que coordena o Programa Municipal de Estágio Remunerado da Prefeitura de Manaus, em parceria com as secretarias municipais de Juventude, Esporte de Lazer (Semjel), Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Turismo, Cultura e Eventos (Manauscult).

 

Liberados do expediente para participar do evento, mais de dois mil estagiários compareceram à comemoração da SMVE, que foi instituída pela Lei municipal 1.500/2010. Seguindo as diretrizes administrativas do prefeito Arthur Neto, dentro das metas estratégicas de valorização de pessoas por meio do programa Manaus 2030, a Semana prevê uma programação anual pela passagem do Dia do Estagiário (18 de agosto).

 

“Na verdade, essa semana se dedica ao reconhecimento do que eles já estão fazendo por Manaus. É uma ideia boa, que precisa ser aprofundada. Muitos dos grandes governantes, muitos dos grandes empresários e dos grandes técnicos saem dessa primeira experiência, que é o estágio”, disse o prefeito, destacando que a Prefeitura de Manaus, ao abrir as portas para essa primeira oportunidade, cumpre também uma importante função social.

 

 

Desde 2011, são realizadas ações para envolver os estagiários em diversas áreas do conhecimento, na conscientização solidária e ecológica, no relacionamento interpessoal e em qualidade de vida, por meio do esporte e lazer.

 

No evento, estagiários com alto desempenho receberam homenagens e foram premiadas as secretarias vencedoras da gincana solidária e do campeonato esportivo, ambas da SMVE.

 

“Tivemos uma semana intensa, que tem o encerramento com esse evento cultural. Tivemos uma miniolimpíada, com diversas modalidades, uma campanha de doação de sangue e também uma gincana para arrecadação de material de higiene que será destinado ao Fundo Manaus Solidária e, posteriormente, a instituições de caridade”, explicou o secretário Lucas Bandiera.

 

Como parte da programação, o jornalista e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, Raphael Cortezão, ministrou uma palestra sobre comportamento em mídias sociais aos participantes.

 

Jogos

Realizado no último sábado, 10/11, na Mini Vila do Coroado, zona Leste, os jogos dos estagiários reuniram mais de 500 participantes inscritos em sete modalidades esportivas: dominó, futsal, jiu-jitsu, natação, queimada, tênis de mesa e vôlei de praia. A delegação da Semjel foi vencedora.

 

Já a Campanha Solidária entre os estagiários arrecadou fraldas geriátricas, lenços umedecidos e loção de óleo girassol. Os itens serão direcionados aos idosos do Programa de Longa Permanência da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas. A primeira-dama do município e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko, foi a madrinha da gincana, vencida pela equipe da Semed.

 

A programação contou, ainda, com sorteio de brindes, certificação dos estagiários “Nota 10” do município – aqueles que mais se destacaram em seu trabalho em cada secretaria –, desfile com os estagiários tops e show musical sob o comando da Banda Impakto.

 

Vinicius Antunes é estudante de Comunicação Social e estagiário na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), onde começou monitorando o recebimento e envio de e-mails e, hoje, já está em externa, captando e produzindo matérias jornalísticas, sob orientação dos profissionais da redação. Ele foi um dos dois mil estagiários que aproveitaram o momento de reconhecimento e de lazer.

 

“Para mim é muito importante esse programa, por nos incentivar e ajudar a entrar no mercado de trabalho. Essas atividades de valorização contribuem para nos manter motivados”, avaliou.

 

Texto: Jacira Oliveira / Semcom e Assessoria Semad

Fotos: Alex Pazuello / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmqUDq9A

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse