Estagiários criam produtos e coletam materiais reciclados em gincana

Estagiários que atuam em órgãos da Prefeitura de Manaus realizaram nesta segunda-feira, 14/8, um mutirão de coleta seletiva, plantio de mudas, além de artesanato a partir de materiais recicláveis. Os trabalhos são parte de uma gincana ecológica dentro da programação 7ª edição da Semana Municipal de Valorização do Estagiário (SMVE).

A atividade, coordenada por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), contou com a avaliação técnica da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Para a titular da Semad, Luiza Bessa Rebelo, uma consciência ecológica é fundamental para a formação do cidadão e o trabalho da Prefeitura, com a gincana, começa em casa, com seus colaboradores. “Precisamos fomentar ainda mais ações como esta, incentivando para que haja uma preocupação com o volume de lixo que geramos, aproveitando o material reciclável de forma responsável”, destacou.

“A gincana ecológica tem três opções de prova: os estagiários podem coletar materiais recicláveis e doar para instituições de reciclagem, realizar plantio de mudas na cidade ou, ainda, produzir artesanato a partir de materiais recicláveis”, explica a chefe da Supervisão Geral de Estágio (SGE) da Semad, que coordena o Programa Municipal de Estágio Remunerado da Prefeitura de Manaus, Elaine Oliveira.

Durante uma semana, os estagiários foram liberados da rotina de trabalho por quase duas horas diárias para a confecção dos materiais. A equipe do estagiário Josué Santos trabalhou na confecção de um puff de pneus e outros itens. “Reunir uma equipe para selecionar produtos, criar objetos, foi muito legal porque nos unimos mais e nos sentimos valorizados por representar nossa secretaria”, declarou.

A técnica da Semmas e pedagoga Francisca de Jesus Godinho avaliou a produção confeccionada pelos estagiários para a gincana. “O participante resgata um material que iria para o lixo e transforma em algo funcional e muito bonito”, observou.

Resultado

No próximo dia 25, em uma atividade cultural, os vencedores da gincana serão anunciados e receberão prêmios. Além da gincana ecológica, a SMVE também realiza uma gincana solidária, com a coleta de donativos para a Fundação Doutor Thomas, e também uma gincana esportiva, com a 2ª Corrida dos Estagiários, realizada no último sábado, 12/8, no Complexo Turístico Ponta Negra.

As atividades são coordenadas pelas Secretarias Municipais de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e de Educação (Semed), além da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Texto: Hariele Quara / Semad

Fotos Gincana: Divulgação / Semad

Disponíveis: https://flic.kr/s/aHsm6oB3Qy

Fotos Corrida dos Estagiários: Ricardo Oliveira / Arquivo Semcom