Espaço da Cidadania Ambiental do Manauara Shopping passa a ser administrado pela Semed

O Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), que funciona no Mezanino do Manauara Shopping, no bairro de Adrianópolis, zona Centro-Sul, passa agora a ser administrado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nesta quarta-feira, 12/7, a secretaria do órgão, Kátia Schweickardt, e representantes da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), assinaram Termo de Cooperação Técnica formalizando a nova administração do espaço.

O espaço Ecam, será gerenciado pelo projeto das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, durante três anos, de segunda à sexta, das 10 às 22h. Nesse período, serão realizadas oficinas sustentáveis para a comunidade, oficinas para infratores ambientais, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), palestras e atividades lúdicas ambientais para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental  e do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi).

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, afirmou que a concretização de mais uma parceria significa a consolidação de uma das principais estratégias da rede, que é a aliança entre o compromisso da formação do cidadão, por meio da educação de qualidade, e o incentivo à conscientização do cuidado com o ambiente que se vive.

“Nós temos agora nesse espaço a materialização dessa parceria, entre a Semed e a Vara do Meio Ambiente. Uma série de iniciativas, que já vinham acontecendo e nós vamos agora intensificar isso. Muitas das nossas iniciativas relacionadas à formação das nossas crianças, jovens, adolescentes, com oficinas, atividades culturais, voltadas à questão ambiental serão potencializadas”, concluiu.

A coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Gina Gama, explicou que a parceria com a Vemaqa, celebrada por três anos, beneficiará não somente os alunos da rede municipal de ensino, mas também o público em geral.

“Além de nossos alunos, vamos priorizar os adultos com atividades voltadas à questão ambiental, descarte correto, oficinas sustentáveis, campanhas de conscientização e todas as ações que venham a somar com um ambiente mais saudável em nossa cidade”, completou.

O juiz titular da Vemaqa do TJAM, Adalberto Carim Antônio, lembra que o espaço já chegou a receber a visita de, aproximadamente, 22 mil pessoas, segundo dados da administração do local. Para ele, é motivo de muita felicidade para a justiça amazonense selar mais um trabalho em parceria com a educação do município de Manaus.

“É um espaço de difusão da consciência ambiental. Aqui se procura trabalhar na base, que é a cidadania ambiental e a Semed tem dado uma atenção muito especial a esses projetos”, disse.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm4o1ZyX

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054