Escolas Municipais recebem atividades para curso de especialização

As escolas municipais que participam da Oficina de Formação em Serviço (OFS), projeto que funciona em parceria entre a a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizaram nesta quarta-feira, 3, várias ações visando o Curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente. O curso terá duração de dois anos e meio, com formato de especialização dinâmica formativa que parte da e na escola, constituindo numa experiência formativa inovadora no campo da Formação Continuada dos Professores do Brasil.

O curso de especialização será ministrado por formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed e professores da UEA. Serão beneficiadas cerca de 100 pessoas, entre gestores, professores, pedagogos e administrativos. O curso terá um total de 420 horas, sendo que cada encontro formativo realizado será na própria unidade de ensino com quatro horas e outra carga horária com atividades a distância, por meio de um ambiente virtual, que está sendo desenvolvido pela DDPM.

A coordenadora pedagógica do DDPM, Ana Cláudia Sá de Lima, disse que o projeto terá o aporte de acadêmicos de vários cursos da UEA.

Segundo ela, o curso foi distribuído em três núcleos formativos de fundamento epistemológico, metodológico e experiencial. A educadora disse, ainda, que o curso já iniciou com atividades realizadas em oito escolas com a participação de pais, alunos, professores, levando em consideração a realidade de cada unidade.

“As escolas estão no processo de pesquisa. Por exemplo, há unidades fazendo grupo focal com os alunos, aplicando instrumentos com os professores, outras com os gestores. Aqui na Vicente Cruz, esse momento é com os pais e em junho teremos a apresentação desses dados na escola, onde a coleta contribuirá nesse processo”, comentou.

Coleta de dados

A Escola Municipal Vicente Cruz, localizada na Avenida Torquato Tapajós, Colonia Terra Nova, zona Norte, teve a participação dos pais no preenchimento de um questionário para opinar sobre o curso de especialização e como deve ser trabalhado. De acordo com o diretor da unidade, Everton Batista Salomão, 25 pessoas, entre professores, pedagogos e administrativos participarão do curso, por isso, a presença dos responsáveis é fundamental nesse momento.

“Nós estamos nesse processo de construção do perfil da escola, da identidade, para que o projeto se inicie com a formação no segundo semestre. Estamos numa expectativa muito grande, para que se inicie a especialização, pois considero algo inédito, porque nunca tinha visto”, afirmou e concluiu que em junho acontecerá a primeira apresentação dos dados e a relação das disciplinas que serão trabalhada.

O vigilante Ederliano Ferreira da Silva, 32, pai da aluna do 7º ano, Raquel Castro da Silva, 12, da Escola Municipal Vicente Cruz, disse que ficou satisfeito de participar diretamente das sugestões que trarão melhorias para a escola de forma geral.

“Com essa formação dos professores, os nossos alunos não só vão aprender mais, como também vão fazer. É muito bom poder contribuir com a escola, que funcione o curso, principalmente para nós pais é um ponto fundamental na educação dos filhos a parte dos pais. Nós queremos cooperar com todos, por isso, eu e minha esposa estamos juntos para fazer parte de tudo isso”, contou.

Texto: Paulo Rogério / Semed

Fotos: Cleomir Santos / Semed

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskUd2oJL

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054