Notícias

Escolas municipais da zona Rural de Manaus recebem novas lanchas escolares

Mais três lanchas escolares foram entregues na manhã desta terça-feira, 31, próximo ao Porto da Companhia Energética do Amazonas (Ceam), no Centro, a escolas municipais da zona Rural e Ribeirinha de Manaus. Com essas, a Prefeitura de Manaus conta agora com sete embarcações entregues só em 2017. A previsão é entregar mais duas até março.

 

As novas lanchas entregues são mais confortáveis, possuem 32 lugares, além de um banheiro em cada, e vão atender o transporte de alunos das escolas municipais São Pedro e Vista Alegre, no Rio Negro, e Prof.°.  Manoel da Silva Bahia, no Rio Amazonas.

 

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) possui 85 escolas na Divisão Distrital Zonal Rural (Rural), sendo subdividida por áreas: 35 Rodoviárias (AM-010, BR-174, Puraquequara e Tarumã) e 50 Ribeirinhas (21 no Rio Amazonas e 29 no Rio Negro), e conta com 50 lanchas, 66 ônibus e 68 micro-ônibus para fazer a condução dos alunos da zona Rural de Manaus.

 

Segundo o subsecretário de Infraestrutura e Logística da Semed, Thiago Balbi, no total foram entregues sete lanchas novas, sendo três lanchas, nesta terça-feira, com 32 lugares, banheiro e mais confortáveis. Segundo ele, a secretaria está preocupada em atender os alunos da zona Rural, mas principalmente garantir Educação Básica de qualidade assegurando o acesso, a inclusão e permanência dos alunos nas escolas.

 

“Cada lancha é grande, com capacidade de transporte de 32 alunos com banheiros e duas médias para 21 alunos. Estamos atendendo todas as determinações do prefeito e a secretária da Semed com relação ao início do ano letivo. É mais um esforço que a Semed faz para garantir as metas e conseguir índices melhores para educação municipal de Manaus. Esse ano teremos a prova Brasil. Fomos muito bem na última prova e queremos continuar avançando”, comentou.

 

A Escola Municipal Prof.°. Manoel da Silva Bahia, localizada na Comunidade Pagodão, no Rio Amazonas, foi uma das unidades de ensino beneficiadas com uma lancha de 32 lugares e banheiro. Segundo a gestora, a embarcação atenderá plenamente aos 62 alunos, da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos dois turnos da escola. “A área ribeirinha está em festa. É muito importante começarmos o ano letivo com lanchas novas e com as demais em funcionamento”, comentou.

 

Calendário diferenciado

As aulas para 2,3 mil estudantes de 29 escolas municipais de Manaus, localizadas em comunidades do Rio Negro, iniciaram no dia 6 de janeiro. As unidades de ensino da Semed localizadas na área ribeirinha da cidade possuem um calendário diferenciado devido ao regime de vazante e cheia dos rios.

 

Cada escola possui uma lancha e mais quatro novas embarcações, sendo duas de 32 lugares e duas de 21, darão suporte no transporte dos alunos da área. A chefe da Divisão Distrital Zonal Rural (DDZ Rural), Edilene Pinheiro, disse que a divisão tem dois calendários, sendo o diferenciado do Rio Negro e regular do Rio Amazonas e rodoviária.

 

Para educadora, a chegada das lanchas melhorará ainda mais o transporte dos alunos para escola e vice-versa, mas principalmente garantir a presença de todos. “Com essas lanchas, queremos alcançar a meta desse ano de crescermos 15% no resultado do Ideb. As embarcações são maiores, tem um conforto melhor, são fechadas, tem banheiro e vão auxiliar na frequência dos alunos”, comemorou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Karla Vieira / Semed

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskTDNq1T

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse