Notícias

Escolas da rede municipal recebem instalação de equipamentos para economizar energia

Até o fim do mês de outubro, a Prefeitura de Manaus deve concluir a instalação de 975 relés fotoelétricos, em 241 escolas da rede municipal de ensino, de todas as zonas da cidade. Os trabalhos iniciaram neste mês de setembro, e o material utilizado é o mesmo empregado em postes de iluminação para contenção de energia elétrica.

 

11.09.19. Instalação de relés fotoelétricos em escolas da rede municipal de ensino

 

A ação faz parte do Plano de Combate ao Desperdício, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e é desenvolvido nas 496 unidades de ensino da rede municipal de Manaus. A meta de 2018 era reduzir em 10% o consumo de água e energia em relação ao ano anterior. Para alcançar as metas são avaliados três critérios: ranking para redução, apresentação de projetos pelas escolas e boas práticas.

 

“Nosso equilíbrio financeiro é uma soma dos esforços de toda a gestão. Ter uso consciente e racional de água e energia na nossa estrutura traz uma economia que pode ser revertida em investimentos na própria educação. Isso demonstra o comprometimento dos servidores da Semed, assim como dos próprios alunos, com o poder público, com o meio ambiente e com o futuro”, ressaltou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

 

O plano foi criado em 2015 e a cada ano busca reduzir os gastos. Para este ano, o objetivo é 5% na redução do consumo de energia e água. Nesse período, a economia na rede municipal de ensino foi de R$ 2.462.228, o equivalente ao abastecimento de 2.311 residências da região Norte por um ano – o consumo médio de cada moradia é de 88,75 quilowatts/hora.

 

Para o gestor de contas públicas da Semed, Artur César Pimenta, este é um momento muito importante dentro do projeto, que iniciou em 2015, por trabalhar o desperdício da energia elétrica e água na rede municipal de ensino.

 

“A gente teve um ganho financeiro, porque economizamos mais de R$ 4 milhões em quatro anos ao longo do projeto. Agora é um momento importantíssimo, sendo um passo a mais que estamos dando na aquisição dos relés fotoelétricos, e cada uma das escolas será responsável por fazer a sua instalação”, explicou.

 

Centro-Sul

Nesta quarta-feira, 11/9, o trabalho de instalação dos relés fotoelétricos ocorreu nas unidades de ensino localizadas na Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul. De acordo com assessor de infraestrutura da divisão, Derivan Lima, foram beneficiadas 31 escolas com material que vai ajudar no desperdício da energia elétrica, com uma média de três relés por unidade, suprindo o consumo de pelo menos oito calhas de lâmpadas.

 

“As escolas vão ganhar muito em relação à economia de energia, uma vez que o foco maior é o consumo de energia. Por isso, é fundamental a instalação, pois fizemos um trabalho de conscientização sobre isso com os gestores”, informou.

 

A diretora Maria Nelciane Alencar da Silva, da creche municipal Eliana de Freitas Moraes, no Riacho Doce 2, zona Norte, ficou feliz por ter a unidade de ensino beneficiada, pois com isso vai poder contribuir com a economia de energia elétrica em sua escola.

 

“Com a instalação desses relés, as luzes vão automaticamente acender e apagar. Isso vai gerar uma redução de despesas e que pode ser investido em algo pedagógico ou em outras necessidades dentro da Semed. Com certeza é um ganho na economia, porque de dia as luzes ficavam acessas, e no fim de semana também, o que gerava desperdício de energia”, comentou.

 

Outra unidade de ensino beneficiada foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria da Fé, também no Riacho Doce 2. Segundo a gestora da unidade, Patrícia Glória, quem vai ganhar com a instalação são todos os educadores e as crianças da escola.

 

“Esse novo projeto da Semed veio para fazer uma redução significativa nas contas de energia, para que possa diminuir os custos, assim como a escola possa ser beneficiada com uma iluminação melhor e redução de gastos. Isso vai melhorar muito com certeza, porque a escola vai ficar mais iluminada à noite”, finalizou.

 

Texto – Paulo Rogério / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmGT7FPx

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse