Notícias

Escola da prefeitura recebe prêmio nacional por práticas saudáveis

Pelo segundo ano consecutivo, uma unidade de ensino da Prefeitura de Manaus foi campeã no “Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis”. Desta vez, quem colocou a capital amazonense no pódio foi a escola municipal Professor Waldir Garcia, localizada no bairro São Geraldo, zona Sul, que com o projeto “Horta Escolar semear, cuidar e colher para todos nutrir e envolver”, ficou entre as oito escolas vendedoras na edição de 2020.

 

Escola da prefeitura recebe prêmio nacional por práticas saudáveis

 

O prêmio recebeu 391 inscrições e 229 projetos de 23 Estados brasileiros. O resultado oficial foi divulgado nesta terça-feira, 19/05. O objetivo do projeto da escola da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é oferecer uma boa qualidade de vida aos estudantes da escola, e prevê a revitalização da horta e do chapéu de palha, espaço utilizado para a prática de capoeira, dança e teatro. Além da reativação do laboratório de ciências com uma cozinha experimental.

 

Quem idealizou o projeto foi a professora Vera Aguiar, que contou com a colaboração dos 227 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental matriculados na unidade. “As crianças precisam desse conhecimento, de onde encontrar uma boa alimentação, hidratação e saber diferenciar o que é verdura e legume. Todo esse conhecimento é muito importante, e quem sabe possa incentivar a criança, que tiver um espaço em casa, a criar uma horta de onde poderá colher alimentos, assim como fazemos na escola. Tudo o que colhemos na horta da Waldir Garcia é servido na merenda escolar”, disse Vera.

 

O valor da premiação é de R$ 35 mil e, de acordo com a gestora da unidade, Lúcia Cortez, esse valor já tem destino certo. “Esse prêmio será investido na melhoria da nossa escola, para que espaços se tornem mais dinâmicos. Vamos revitalizar a composteira e sementeira da nossa horta, o laboratório de ciências vai receber uma cozinha experimental e vamos criar um miniauditório no chapéu de palha para realizar as apresentações dos alunos. Tudo isso vai trazer muito benefício para a aprendizagem dos nossos estudantes”, pontuou a diretora.

 

Sobre o prêmio

O Prêmio Nestlé existe há três anos, este é o segundo ano consecutivo que uma escola da Prefeitura de Manaus é reconhecida pelos projetos desenvolvidos. Em 2019, a escola municipal Sérgio Alfredo Pessoa, também da zona Sul, foi a campeã do concurso. Para a chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, Jecicleide Nascimento, que é quem gerencia as unidades desta zona, é gratificante ser premiada pela segunda vez em um concurso nacional, concorrendo com várias outras escolas do Brasil.

 

“É uma felicidade muito grande ter mais uma vez uma escola nossa campeã, representando a nossa secretaria. No ano passado, tivemos a escola Sérgio Pessoa e este ano a Waldir Garcia, isso tudo mostra o trabalho que as escolas públicas municipais desenvolvem na aprendizagem dos alunos de Manaus e a premiação vai contribuir ainda mais para a melhoria dos estudos dos alunos”, afirmou Jecicleide.

 

Texto – Érica Marinho/Semed

Fotos – Divulgação Escola

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse