Escola Municipal Sérgio Pessoa, no bairro Presidente Vargas, inova inserindo aplicativos no ensino aos alunos
Buscando tornar as aulas cada vez mais interativas e atrativas para os alunos, a Escola Municipal Sérgio Pessoa, no bairro Presidente Vargas, zona Centro-Sul, decidiu utilizar nas aulas das turmas da Educação Infantil, até o 4º ano do Ensino Fundamental, aplicativos de celular que auxiliam nas aulas de biologia, artes, ensinando de forma lúdica e inovadora.
As novas ferramentas vêm sendo utilizadas desde o início do ano. Os aplicativos, compatíveis com aparelhos celulares e tablets com sistema operacional Android e iOS, trabalham com imagens em 3D e simulam ambientes virtuais, o que possibilita o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora e raciocínio lógico e auxiliam que os alunos compreendam melhor como funciona questões como o corpo humano.
Uma das plataformas utilizadas é o Curiscope. Junto com uma camiseta especial, os alunos conseguem ter a visão em 3D, com realidade aumentada, do corpo humano, visualizando órgãos, sistema digestivo, respiratório, entre outros pontos. “Ele tem a função de mostrar para o aluno como é o corpo humano em funcionamento. Por exemplo, eles podem visualizar o coração batendo. E isso é interessante porque aguça a curiosidade e faz com que busquem mais conhecimento”, explicou a professora de ciências, Evyla de Souza.
O outro aplicativo adotado em sala de aula é o Play Doh, que consegue dar vida a personagens criados com massa de modelar. Depois de criar os moldes dos bichinhos, as crianças podem escanear as figuras através do aplicativo, liberar recursos e fases especiais. Com a ferramenta, a criança pode criar um mundo de aventuras interativas e virtuais, em uma interface bastante colorida, que ajuda a estimular a imaginação e a criatividade, trabalhando de forma pedagógica, animais vertebrados, invertebrados, coordenação motora e raciocínio lógico.
Rihanna Larissa de Oliveira, estudante do 5º ano do ensino fundamental, acredita que o aplicativo tornou o estudo do corpo humano mais interessante. “Eu estou adorando estudar o corpo humano agora, porque estou conseguindo aprender e gostar mais com o aplicativo”, disse.
Iniciativa
A ideia do uso das novas tecnologias surgiu, segundo a gestora da unidade, Regeane Chaves, após diversos estudos, envolvendo os alunos, sobre formas que poderiam transformar as aulas em momentos prazerosos e atrativos. A partir desta análise, os recursos tecnológicos foram adquiridos pela escola e inseridos no dia a dia dos estudantes.
Regeane destacou, ainda, que a proposta pedagógica de 2018 de ensino está adequada com a realidade do aluno do século 21, que se preocupa em dialogar e busca constantemente meios inovadores de aprendizagem. “Agora nossas aulas estão superinteressantes, ninguém fica olhando para lado, os alunos fixam os conteúdo com mais facilidade e o mais importante deste ensino inovador é que próprios alunos ficam procurando novas formas e meios para tornar a aprendizagem mais atrativa”, declarou.
Outras tecnologias
Além dos aplicativos, a escola também irá trabalhar em 2018, com o ensino da robótica, por meio do Programa de Linguagem de Programação e Robótica (Procurumim). Os 180 alunos atendidos pela unidade terão acesso ao estudo da robótica e linguagem de programação, além de informática educacional, com o ensino de programas básicos como Word, Excel.
A escola também tem utilizado os recursos do Google Maps, com serviços de pesquisa, visualização de mapas e imagens de satélite nas aulas de geografia, aprendendo, entre outras coisas, sobre o território em que vivem.
Futuramente a escola também pretende usar o aplicativo Solar Walk Lite, que trabalha o sistema solar em tempo real com todos os alunos, possibilitando o contato com efeitos visuais de atmosferas planetárias, erupções solares, auroras e cinturões de asteroides.
Texto: Emerson Santos / Semed
Fotos: Lton Santos / Divulgação Semed
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsmfYWY5J
Notícias relacionadas

Aprovados em concurso começam a tomar posse na Semed

Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo inicia jogos adaptados

Professores da rede municipal de ensino recebem certificação do Pnaic

Alunos da zona Norte participam de ‘Olimpíadas do Dentinho’

Mais de oito mil alunos serão beneficiados com a Campanha Municipal Sorriso na Escola

Educadores da área rural iniciam atividades de 2017 com Jornada Pedagógica

Professores das escolas do Rio Negro passam por formação em metodologia do ensino híbrido

Cadastro e recadastro da meia passagem iniciará no dia 16 de janeiro

Quase 97% dos bolsistas indicariam o Programa Bolsa Universidade e 75% sentem-se preparados para o mercado, aponta pesquisa da Ufam

Rede municipal realiza prova eletrônica para alunos do 9º ano e da quinta fase do EJA

Mais de 6 mil alunos da rede municipal serão beneficiados com projeto de leitura

Prefeitura abre ano letivo para 2,3 mil alunos de escolas rurais

Gerência de Creche da Semed realiza programa de orientação a pais de alunos

Matrícula de novos alunos na rede pública de ensino começa nesta sexta-feira

Prefeitura paga 70% a mais que o novo piso nacional para os professores da rede municipal

Começam matrículas de novos alunos para Educação Especial do município

Centro Municipal de Artes Aníbal Beça abrirá inscrições para 300 vagas em cursos livres gratuitos

Prefeitura anuncia resultado do último remanejamento do Bolsa Universidade

Matrículas presenciais iniciam em mais de 700 escolas públicas de Manaus

Semed convoca professores e pedagogos aprovados em concurso público e processo seletivo

Aprovados no concurso e PSS da Semed começam a tomar posse

Mais de 80% dos pais de novos alunos da rede municipal não precisaram sair de casa para garantir a vaga dos filhos

Gerentes e assessores pedagógicos da rede municipal participam de Jornada Pedagógica

Prefeitura avança na implantação do eSocial

Reconstrução de muros de escolas municipais está acelerada

Prefeitura começa a distribuição da merenda escolar para as 492 unidades de ensino

Diretores de escola assinam Pacto pela Melhoria e Qualidade da Educação

Semed apresenta metas pedagógicas para 2017

Escolas municipais da zona Rural de Manaus recebem novas lanchas escolares

Prefeitura e Defensoria entram em acordo quanto à convocação de aprovados em cadastro de reserva no concurso 2014 da Semed