Notícias

Escola municipal promove 1° Campeonato e exposição de jogos matemáticos

Trinta e quatro alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, bairro Manoa, zona Norte, participaram, nesta sexta-feira, 28/7, do 1º Campeonato de TuxMath, um software educacional que ensina operações matemáticas. Paralelo à competição, foi realizada a Feira de Meio Ambiente e Tecnologia da escola, com o tema “Matemática na escola e na vida”.

 

Durante o campeonato, foi utilizado o software educacional disponível no Telecentro e laptops do Projeto Um Computador por Aluno (ProUca), ferramenta que auxilia o ensino da matemática, permitindo aos alunos a capacidade de aumentar seu conhecimento nas quatro operações fundamentais, adição, subtração, multiplicação e divisão.

 

O campeonato foi dividido em duas fases. Na primeira, os alunos de cada turma disputaram entre si, em diferentes dias e o vencedor se classificou para a próxima etapa, passando por um treinamento com o software TuxMath, durante seis meses, na sala do Telecentro. Na segunda fase, a disputa da competição, reuniu os vencedores de cada turma dos alunos do 1º ao 9º ano, sendo cada um em sua categoria.

 

Segundo a coordenadora do Telecentro, Regiana Cardoso da Silva Rocha, ao utilizarem o software, os alunos conseguiram aprender mais rápido as quatro operações matemáticas, fato que contribuiu para disputa final do campeonato.

 

 

“Nós temos relatos dos pais que eles deixaram de brincar nas ruas e começaram a estudar mais a tabuada, a fim de serem os vencedores do campeonato. Todos os níveis, do 1º ao 9º ano, foram aumentando fases nesses meses de treinamento, porque realmente passaram a se interessar mais pelas operações da aritmética”, concluiu.

 

O estudante Kauan Krysthofer, 11, foi o vencedor da categoria do 4º ano. Para ficar na primeira colocação, o aluno estudou muito adição, subtração, multiplicação e divisão. Para ele, não foi muito difícil, porque gosta de matemática.

 

 

“Estudei muito para o campeonato, porque queria dar uma alegria ao meu pai. Me dediquei mais na divisão, porque era mais difícil para mim, mas fui estudando até aprender. Em casa, estudei muito a tabuada e o jogo da internet me ajudou a dominar”, disse.

 

Outro aluno vencedor, que se dedicou muito nos estudos das quatro operações, o aluno Davi Emanoel Marialvo, 12, ficou em primeiro lugar na categoria do 5° ano, e disse que se esforçou muito para ficar na primeira colocação. “Foi bem difícil, mas estudando com muita atenção a pessoa pode chegar onde quiser. Não saia mais de casa e do notebook, só estudando o TuxMath. Eu aprendi muito as quatro operações e ajudou muito”, citou.

 

 

O que é o TuxMath

Trata-se de um software educacional disponível no Telecentro e laptops ProUca, consistindo-se em um jogo que permite praticar operações aritméticas simples, envolvendo a adição, subtração, multiplicação e divisão.

 

O jogo educativo é um recurso disponível pelo sistema Linux Educacional e o mesmo faz parte do pacote de aplicativos deste sistema, sendo pertencente a categoria de software livre. O jogo também pode ser utilizado em outros sistemas operacionais.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos / Semed

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm5hLKXu

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): (92) 3632-2054

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse