Escavações para novo anel viário da Constantino Nery entram na etapa final

Com entrega marcada para este primeiro semestre, a obra do novo anel viário da Constantino Nery entra na fase final das escavações das duas passagens subterrâneas que irão interligar as zonas Centro-Sul e Oeste. O projeto integra o grande pacote de obras lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, ainda no ano passado, em homenagem ao aniversário de Manaus.

06.01.20 Obra _sistema viário Constantino Nery

“Trabalhamos com muito afinco para fazer de Manaus uma cidade mais moderna e desenvolvida. E, com as nossas contas organizada, iniciamos no ano passado um grandioso programa de obras que terá o seu ápice este ano, com a entrega de importantes intervenções, como o novo anel viário da Constantino Nery”, afirmou o prefeito Arthur Neto, lembrando que o complexo receberá o nome do ministro Roberto Campos, em homenagem à criação da Zona Franca de Manaus.

No canteiro de obras, os serviços se concentram na demolição das 15 estacas provisórias, que eram usadas como contenção da passagem subterrânea entre a rua Pará e a avenida São Jorge. Em seguida, será executado o trabalho de escavação.

Segundo a engenheira da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Iglete Acciolli, a meta é entregar a obra antes do prazo previsto. “Seguimos a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto e tudo está dentro do cronograma. Após as escavações, já iremos iniciar o processo de pavimentação rígida. Na sequência, o mesmo processo será executado na passagem subterrânea da avenida João Valério”, explicou.

O novo complexo viário Ministro Roberto Campos ocupará uma área de 35 mil metros quadrados. A construção foi viabilizada por meio de operação de crédito com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal via Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU). Os serviços são executados pelo Consórcio Manaus, formado pelas empresas JNasser Engenharia Ltda. e a construtora Soma Ltda.

Estação de Transferência

Integrada ao novo anel viário da Constantino Nery, a Prefeitura de Manaus também está construindo a primeira de três novas estações de transferência anunciadas entre as melhorias programadas após o processo de intervenção no Sistema de Transporte Coletivo.

Planejada para receber os novos ônibus que serão inseridos no sistema a partir de junho deste ano, a estrutura conta com duas plataformas, uma na parte superior do complexo e outra na parte inferior. A primeira (superior) já recebe serviços de acabamento, como colocação do piso final e pintura, enquanto a segunda (inferior) está na fase final de estrutura, com a concretagem da laje.

Texto – Alita Falcão / Semcom e Isabella Siqueira / Seminf

Fotos – Diego Caja / Seminf