Notícias

Equipe do Implurb avalia andamento de projetos de revitalização

Prospectando outros projetos urbanos para Manaus, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka, visitou nesta sexta-feira, 20, as obras de revitalização no centro da cidade, acompanhado da equipe técnica e diretores do instituto. A visita incluiu pontos no Porto de Manaus e nas obras do entorno da avenida Eduardo Ribeiro.

 

“Percebo um grande resgate histórico da nossa cidade quando vemos o entorno do Centro, que tem a obra da Praça da Matriz em plena execução e as praças Tenreiro Aranha e Adalberto Vale”, diz Guenka. Os três espaços de requalificação fazem parte do PAC Cidades Históricas, do Governo Federal.

 

Para o presidente do Implurb, também é válido ressaltar o novo conceito de resgate do porto central, devolvendo à população boa parte da história e arquitetura do espaço no século 19. “Esta é uma prioridade da Prefeitura, como é prioridade para a população tratar da cidade e sua história dignamente”, destacou.

 

A Praça da Matriz é a maior obra em andamento na área, realizada pela Prefeitura, com projeto do Implurb, e aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com a obra concluída, a cidade ganhará um bonito e arborizado Largo da Matriz, onde serão destaques, além do próprio espaço, o Relógio Municipal e o Obelisco, com a abertura de novos passeios públicos.

 

O projeto da Praça Tenreiro Aranha urbanisticamente visa resgatar o traçado do espaço como na década de 1920, com a recriação de parte dos jardins, abertura da via central e a transposição do Pavilhão Universal para a Praça Adalberto Valle, que passará por licitação. Composto de dois canteiros triangulares, o espaço, mais arborizado, contará com o plantio de espécies tropicais, enquanto o outro lado terá o desenho dos antigos jardins resgatados na paginação de pedras portuguesas brancas e pretas, com árvores no perímetro.

 

As ruas laterais serão resgatadas com paralelepípedos e a pavimentação será do tipo paver – peças pré-moldadas de concreto. As vias serão para pedestres, recebendo balizadores.

 

Conectada à Praça Tenreiro Aranha, a Praça Adalberto Valle está num ponto de grande visibilidade, inclusive para o rio Negro, e ganhará o Pavilhão restaurado no futuro, com entorno contendo jardins baixos e bancos. Na via lateral será feito o resgate de pavimentação e paralelepípedos. Uma nova via será criada do lado Oeste da praça para o resgate do fluxo de trânsito como nos anos 20.

 

Todas estas praças contempladas no programa estão sendo adequadas quanto às normas de acessibilidade, instalações de novos sistemas de iluminação pública, sinalização, mobiliário urbano e paisagismo.

 

Foto: Divulgação

Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb): 92 3625-6287

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse