Prefeitura participa de evento sobre Ensino Religioso nas escolas

As formas como podem ser abordado o ensino religioso nas escolas foram discutidas na 1ª Jornada Pedagógica de Ciências da Religião, com o tema “Educação, Religião e Conexão de Saberes Amazônicos” e o 5ª Seminário de Professores de Ensino Religioso do Amazonas (Seperam), que iniciou nesta terça-feira, 26/6, e segue até a próxima quinta-feira, 28/6, no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado. O evento avaliará a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos Sistemas de Ensino e conta com a participação da Prefeitura de Manaus.

26.06.18 Educadores participam de evento sobre Ensino Religioso.

O encontro é voltado para pesquisadores, professores de Ensino Religioso, acadêmicos da área e demais interessados e pretende discutir sobre educação, religião e suas conexões com os saberes amazônicos, sendo importante trabalhar a diversidade religiosa do país, levando em consideração as particularidades de cada região. O evento foi transmitido ao vivo para os 61 municípios do interior do Amazonas, por meio do Centro de Mídias da Seduc.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Mythos, Humanidades, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e que reúne membros de várias instituições ligadas à educação, entre elas a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a abertura do evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, da coordenadora do grupo Mythos, Rosangela Siqueira, e da representante da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Lafranckia de Souza.

Para a secretária municipal de Educação, o debate sobre o tema é de extrema importância e deve acontecer também nas faculdades, na formação dos futuros professores, para que estes profissionais não tenha dificuldade em trabalhar o assunto, quando encontrar os vários tipos de etnias religiosas.

“A religião é uma das dimensões mais importantes do ser humano e não pode ser, em hipótese alguma, fonte de intolerância, mas precisa ser um lugar onde agrega conhecimentos, diferenças e lidar com a diversidade, mas infelizmente o que temos visto é o caminho contrário a tudo isso e os professores são os mediadores dessas questões”, comentou Kátia.

A Semed aborda o Ensino Religioso na perspectiva da diversidade religiosa de forma pluriétnica, como explicou a coordenadora de Diversidade Religiosa da secretaria, Lídia Helena Oliveira. “Nós não podemos trabalhar o Ensino Religioso apenas com uma única religião, nós somos um povo rico em etnias e cada uma tem a sua crença e costumes. Precisamos conhecer e respeitar todas as diferenças, contribuindo para o fim da intolerância”.

A formadora da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Rosangela Siqueira da Silva, lançará o livro “Interfaces Contemporâneas entre Religião na Amazônia”, voltado para a prática do docente em sala de aula.  “Esse livro relata a vivência dos professores, de como é abordado o Ensino Religioso de forma pedagógica, de uma maneira em que o aluno entenda que ele faz parte da sociedade, independentemente da religião”, afirmou.

Texto: Érica Marinho/Semed

Fotos: Lton Santos/Semed