Enfermeiros e técnicos da rede municipal iniciam curso para tratamento do pé diabético

A Prefeitura de Manaus inicia nesta segunda-feira, 16/9, o curso de qualificação e atualização de enfermeiros e técnicos em enfermagem, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa),  voltado especificamente aos profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS) da rede municipal, que realizam diariamente o tratamento de pessoas portadoras de feridas no pé provocadas pelo diabetes. A capacitação está prevista para iniciar às 8h, no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), localizado na avenida Camapuã, nº 108, Cidade Nova, zona Norte da capital.

prefeitura, prefeito, obra, semana, museu, pentecostes, inscrições, lista, cras, linha, escritório, serviços, selecionados, ganhador, vagas, processo, beneficiários, bolsa, usuários, pré, Organizações, Remanejamento, nota, processo, fiscais, atendimentos, profissionais, semana, regularização, semsa, segunda, redução, candidatos, grupo, lei, simplificação, pré, encontro, valorização, tucumã, luto, atendimentos, oferta, procon, artesãos, iptu, famílias, danilo, parque, mutirão, sistema, trânsito, atividades

“O curso de qualificação e atualização do pé diabético é um uma ação piloto destinada aos profissionais de seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede Semsa. Ao término, estaremos qualificando o atendimento e ampliando a atenção e o cuidado aos portadores de feridas que buscam assistência nas unidades dos nossos Distritos de Saúde (Disas), explica Sinara Flores, chefe do Núcleo de Hipertensão e Diabetes, da gerência da Rede de Cuidados Crônicos da Semsa.

A palestrante do curso será a enfermeira Dalva Lara, com especialização em estomaterapia (área da enfermagem voltada ao tratamento de estomias, feridas agudas, fístulas e incontinência anal e urinária) que desenvolverá o curso em duas partes: teórica e prática. O curso inicia no dia 16 e seu término está previsto para o dia 30 de setembro. Neste primeiro momento do plano de qualificação, deverá alcançar 60 profissionais, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem lotados nas UBSs dos Distritos de Saúde Norte, Sul, Oeste e Leste.

Aplicativo

Como parte do processo do acompanhamento e tratamento do pé diabético, a Semsa vai lançar um aplicativo destinado ao monitoramento das pessoas portadoras de lesões. A ação será desenvolvida entre os profissionais do Núcleo de Hipertensão e Diabetes e os das unidades de saúde, o que deverá contribuir para redução e o risco do desenvolvimento de úlceras e, por consequência, das indesejáveis amputações.

As amputações decorrentes de complicações neuropáticas, isquêmicas e infecciosas, relacionadas ao pé diabético constituem um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, levando a elevadas taxas de internação hospitalar. Além do impacto social na vida do usuário e da alta mortalidade associada, as amputações estão relacionadas a altos custos diretos e indiretos para o sistema público de saúde.

— — —

Texto – Wilson Reis/Semsa