Encontro discute ações do BPC na Escola

A Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), realizou nesta sexta-feira, 22/9, o I Encontro Intersetorial do Programa Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola. O evento aconteceu no Parque Municipal do Idoso, localizado na rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul.

A intersetorialidade teve o objetivo de alinhar informações e orientar profissionais para a aplicação de um questionário do governo federal, às famílias com crianças, adolescentes e jovens com deficiência, beneficiários do BPC, para identificar as barreiras de acesso e permanência na escola, desenvolvendo estratégias conjuntas com a rede para o acompanhamento e acesso às políticas públicas.

As palestras foram ministradas por representantes da assistência social, direitos humanos, educação e saúde, uma vez que o benefício exige a integração entre esses quatro setores para a sua execução.

De acordo com o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel, reunir as políticas públicas que compõem o BPC na Escola é garantir a melhoria do serviço para os usuários.

“Atualmente, nós temos 5.379 beneficiários inseridos no BPC na Escola. Precisamos avançar nesse índice, mas para isso temos que ter um diálogo franco com os profissionais das diversas políticas públicas aqui presentes. Temos muitas pessoas que não estão conseguindo se manter no benefício por conta de dificuldades com o transporte ou a acessibilidade. Quando discutimos a nível intersetorial, começamos a planejar estratégias para facilitar a vida dos usuários”, pontuou.

BPC na Escola

O Programa BPC na Escola é destinado a garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos beneficiários do BPC na Escola.

Entre os principais objetivos dos profissionais que trabalham com o BPC está a identificação das barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de Assistência Social, de Educação, de Saúde e de Direitos Humanos.

“A Semmasdh tem o papel de fazer essa busca ativa do público do BPC na Escola, logo não temos como ser eficientes na busca ativa quando o restante da cadeia não atua, também, com eficiência”, enfatizou o secretário Elias Emanuel.

Para identificar essas barreiras são aplicados questionários aos beneficiários durante visitas domiciliares. Posteriormente, é realizado o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias pelos técnicos dos Cras e das ações intersetoriais desenvolvidas pelos grupos gestores do Programa.

Eixos de Discussão

O encontro trabalhou a teoria e a prática vivida pelos profissionais que desenvolvem atividades com o BPC. Foram abordados os seguintes eixos teóricos: O Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola no Município de Manaus; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Ações de Saúde para Pessoas com Deficiência; Esclarecimento de Dúvidas sobre o BPC, Apresentação do Questionário, Manual e Apresentação do Sistema de Acompanhamento do BPC.

Na parte prática houve uma oficina para aplicação de questionário do governo federal a famílias com crianças e adolescentes com deficiência beneficiários do BPC, no intuito de identificar as barreiras de acesso e permanência na escola e fomentar o acompanhamento sistemático desse público-alvo.

“Essa prática é justamente para capacitar os técnicos no intuito de responder de forma correta o questionário, pois existem perguntas complexas, ou seja, deve-se ter todo um cuidado ao conduzir a entrevista para que o entrevistado compreenda e saiba responder os questionamentos garantido o acesso e a permanência dessas pessoas”, explicou a gerente do BPC da Semmasdh, Maria do Socorro Marinho.

Texto: Alexsandro Machado/ Semmasdh

Fotos: Divulgação / Semmasdh

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616