Emoção e natureza na 2ª Corrida e Caminhada Ecológica Manaus na Praia do Tupé

Duzentas pessoas participaram da 2ª Corrida e Caminhada Ecológica Manaus – Etapa Tupé, realizada na manhã de sexta-feira, 8/12, na Praia do Tupé, na comunidade São João, uma das seis comunidades que integram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. A adrenalina e o contato com a natureza animaram os corredores, ao longo dos 3 quilômetros de trajeto, cruzando dunas, bosques de igapó e igarapés, e contemplando a paisagem local.

O subsecretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Elvys Damasceno, e secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, deram largada à prova.

O secretário Antonio Nelson destacou a importância da criação do circuito de corridas e caminhadas em unidades de conservação municipais, como forma de atrair a atenção das pessoas para as áreas protegidas da cidade e estimular a visitação a esses locais. “A ideia do prefeito Arthur Virgílio Neto foi a de estimular as pessoas a conhecerem as nossas unidades de conservação, por meio do esporte. Hoje, no Tupé, certamente mais da metade dos participantes está vindo pela primeira vez à reserva, e tendo contato com a comunidade e o modo de vida ribeirinho”, afirmou Antonio Nelson.

A preocupação dos organizadores da prova foi a de proporcionar diferenciais no circuito para os corredores. “Tivemos as dunas que com certeza muitos amazonenses nem sabem que possuímos em  Manaus, num circuito totalmente diferenciado, passando por bosques, descidas e subidas para mostrar que as pessoas podem ser ativas e se preocupar com a saúde praticando atividades físicas e, num caso como esse, tendo a preocupação ecológica”, afirmou o professor Gilmar Couto, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A 2ª Corrida e Caminhada Ecológica teve também caráter filantrópico, com parte dos valores arrecadados com a venda de Kits das inscrições destinada à compra de alimentos para o abrigo O Coração do Pai, que cuida de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e em situação de vulnerabilidade social. O Hospital do Câncer de Barretos também aproveitou a realização do evento para divulgar seu trabalho por meio de kits com boné, camisa e sacochila da instituição. O circuito de corridas é realizado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Juventude Esporte e Lazer (Semjel), em parceria com a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea). No Tupé, o evento contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e o Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Barroso.

James Roosevelt, líder dos escoteiros, considerou oportuna a participação na 2ª Corrida e Caminhada Ecológica. Segundo ele, a temática ambiental é prioridade nas atividades desenvolvidas pelas crianças e jovens que integram o grupo. “Sempre vemos com bons olhos iniciativas como esta da Prefeitura de Manaus em que o meio ambiente é a principal preocupação, numa prova de corrida de 3 quilômetros e sensação de cinco, ajudando na coordenação, a organização, orientação das pistas e nos pontos de apoio na água”, afirmou Roosevelt.

— — —

Texto: Júlio Pedrosa / Semmas