Em iniciativa inédita, Prefeitura de Manaus recebe doação de alimentos orgânicos

Na manhã deste sábado, 14, a Prefeitura de Manaus recebeu quase meia tonelada de alimentos orgânicos que serão utilizados no preparo de refeições das Cozinhas Comunitárias do município. A iniciativa, pioneira na região Norte, é organizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que adquiriu os alimentos e repassou ao Programa Mesa Brasil, do Sesc, que por sua vez doou à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

“Eu me coloco, neste momento, como consumidor atento a essas modificações e atento a este novo segmento que cada vez mais cresce no Brasil, que é a produção de orgânicos. Precisamos incentivar e divulgar para que a população conheça a importância desse tipo de alimento. É um elo onde todos saem ganhando, principalmente a saúde do povo manauara”, declarou o prefeito em exercício, Marcos Rotta.

No primeiro momento, dez produtores rurais foram beneficiados com a ação que envolveu a doação de alimentos como couve, salsa, macaxeira, jambu, pepino e cupuaçu. A meta é fazer com que o projeto chegue a mais produtores.

“Estamos incentivando a cadeia produtiva que existe no cinturão verde da cidade de Manaus. São alimentos sem nenhum tipo de agrotóxico. Agora, o próximo passo que queremos dar, dentro dessa nova gestão, é a adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, que vai nos dar recursos para ajudarmos ainda mais esses pequenos produtores, levando alimentos de qualidade aos usuários das nossas cozinhas”, afirmou o secretário da Semmasdh, Elias Emanuel.

Também participam da iniciativa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Rede Maniva de Agroecologia (REMA), Museu da Amazônia (MUSA), Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA), Embrapa e Fórum Amazonense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

“Nós temos o PAA que compra esse produtos e doa para diversos programas sociais. Pela primeira vez está acontecendo na Região Norte. Ainda é uma doação simbólica, mas que representa muito para todos nós pois mostra que temos produção orgânica no Amazonas, de qualidade, e garantindo que os produtores serão remunerados pelo que produzem, reduzindo o desperdício”, declarou Thomas Silva, analista de operações da Conab.

“Para nós, produtores, essas parcerias são importantes porque elas já garantem que o alimento produzido será comprado. Antigamente, nós perdíamos bastante porque não conseguíamos vender tudo, agora a situação é diferente”, afirmou Miriam Oliveira, presidente da Associação dos Produtores Orgânicos do Estado do Amazonas (APOAM).

Texto: Leonardo Fierro

Fotos: Mário Oliveira / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskPDjKMG

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616