Notícias

Educadores em Saúde da prefeitura participam de oficina temática

Com o objetivo de fortalecer a promoção da saúde e prevenção às doenças transmissíveis e não transmissíveis, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu, nesta sexta-feira, 12/7, uma Oficina Temática direcionada para profissionais que atuam como educadores em saúde.

 

 

A programação aconteceu no auditório do Complexo de Saúde Oeste, no bairro da Paz (zona Oeste), e teve como temas: tuberculose, hanseníase, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) e hepatites virais, além de orientações sobre Abordagens Educacionais e Técnicas de Comunicação.

 

De acordo com a chefe do setor de Educação em Saúde e Mobilização Social da Semsa, enfermeira Lilian Paula Lima Zacarias, a oficina é a primeira de uma série de eventos que estão sendo organizados para qualificar o trabalho dos educadores em saúde, com enfoque para os principais agravos que atingem a população em Manaus.

 

“A Educação em Saúde tem como objetivo promover a mudança de comportamento da população, por meio do diálogo, com ações expositivas e lúdicas, possibilitando a reflexão sobre a adoção de hábitos saudáveis que possam melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças. Com isso, é essencial qualificar o trabalho dos profissionais que atuam diretamente com a população”, destacou Lilian Zacarias, informando que a oficina teve como público alvo profissionais dos Distritos de Saúde (Disa) Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

 

A Semsa conta atualmente com 17 profissionais Educadores em Saúde e que são mobilizados para atuar nas Unidades de Saúde, mas também em ações em escolas, igrejas, instituições públicas e privadas, comércios, associações de bairro, clubes de mães ou em locais de grande circulação de pessoas, como terminais de ônibus.

 

“O trabalho consiste em levar informações para a população, com abordagens específicas direcionadas a cada público, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos. E os educadores em saúde precisam ter informação atualizada e capacitação adequada para repassar o conhecimento de forma que seja acessível para pessoas com características diversas”, explicou Lilian Zacarias.

 

As oficinas temáticas direcionadas para profissionais que atuam como Educadores em Saúde serão realizadas mensalmente até o final deste ano, com ênfase em agravos como malária, leishmaniose e dengue, e temas como Cultura da Paz e Combate ao Tabagismo.

Para Elias Leal, que é educador em saúde do Disa Norte, a série de oficinas vai permitir que as ações de prevenção e promoção da saúde sejam executadas de forma mais eficiente junto à população. “Os educadores em saúde trabalham com foco na prevenção, desde doenças respiratórias até diabetes, atendendo principalmente as comunidades mais carentes. E por isso é necessário sempre aprimorar o conhecimento e as técnicas utilizadas, multiplicando informações e atingindo o maior número de pessoas”, finalizou Elias Leal.

 

Texto: Eurivânia Galúcio/Semsa

Foto: Divulgação/Semsa

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse