Editais de apoio às Ruas da Copa e comidas típicas do Festival Folclórico do Amazonas são lançados pela Prefeitura

Os editais de apoio a eventos nos meses de junho e julho em Manaus, ‘Ruas da Copa’, que contemplará ruas da cidade enfeitadas para a Copa do Mundo com apoio estrutural para exibição dos jogos, e o de operação de vendas de comidas típicas durante o 62º Festival Folclórico do Amazonas, foram lançados na tarde desta sexta-feira, 4/5, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste.

04.05.18 Aplicativo taxi Manaus e editais de apoio cultura

Ambos devem ser publicados no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, 4, e serão disponibilizados na página de Editais do portal Viva Manaus (vivamanaus.com).

Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, os editais representam a consolidação dos eventos e o reconhecimento da cultura popular. “A decoração das ruas de Manaus para a Copa do Mundo, reunindo artistas e comunidades locais e tornando a cidade mais bonita, sempre existiu, e a iniciativa desse edital reafirma essa tradição por meio de uma premiação para as melhores ruas”, destacou.

“Além disso, assim como o Passo a Paço já se consolidou como uma oportunidade para chefs e restaurantes locais conseguirem um excelente faturamento, vendendo seus pratos a preços acessíveis, a feira gastronômica do Festival Folclórico do Amazonas também caminha nesse sentido. Afinal, é uma festa que reúne uma grande aglomeração de público, por mais de dez dias de evento”, completou o prefeito, em relação ao edital de comidas típicas do Festival Folclórico.

Ruas da Copa

O Edital Ruas da Copa selecionará até dez ruas que estiverem ornamentadas e decoradas para os jogos da Copa do Mundo de Futebol 2018 para fazer as transmissões dos jogos. O apoio será estrutural, com palco, som, iluminação, telões, banheiros químicos e equipamentos similares. Os eventos deverão ocorrer entre 17 de junho e 15 de julho.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, o certame tem como objetivo fazer jus a uma forte tradição da cidade.

“Há décadas, as ruas da cidade se enfeitam para comemorar a Copa do Mundo, e a Prefeitura de Manaus, reconhecendo a força da cultura popular, vai apoiar até dez ruas. Já fizemos essa seleção em 2014, e tivemos como fruto premiações e reconhecimento em nível nacional, com ruas de Manaus, em bairros como o Alvorada, consideradas por veículos de comunicação e pela própria Fifa entre as mais bonitas do Brasil”, destacou. “As ruas selecionadas no edital ganharão toda a estrutura necessária para exibir os jogos da seleção brasileira, além das semifinais e da final”, observou Bernardo.

Comidas típicas

Já o edital para operação de vendas de comidas típicas durante o 62º Festival Folclórico do Amazonas prevê a concessão de autorização de uso de empresa especializada e com experiência comprovada em feiras gastronômicas, a fim de disponibilizar até 30 barracas para operação de venda de bebidas e alimentos no segmento de comidas típicas juninas.

“O edital da feira gastronômica é um fruto da ousadia do prefeito Arthur Virgílio Neto em trazer as apresentações das categorias Bronze e Prata do Festival Folclórico para a Ponta Negra. Aqui o evento passou a ter um público médio de 5 mil pessoas nos dias de semana e de 10 mil pessoas nos fins de semana, com participação superior às dez últimas edições. Reunindo gastronomia, um local adequado e a qualidade das danças, o festival se traduziu como sucesso de público”, ressaltou Bernardo.

O festival acontecerá no anfiteatro do Complexo Turístico da Ponta Negra, no período de 12 a 23 de junho.

Fotos: Alex Pazuello / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskAAjNPb