Distribuição de mudas desperta o interesse dos moradores da zona Leste

Mais de mil mudas foram distribuídas aos moradores da zona Leste de Manaus como parte da programação especial pelo Dia da Árvore da Amazônia, comemorado nesta terça-feira, 21/3. A ação despertou o interesse dos moradores de várias zonas da cidade e marcou a data de forma simbólica, oferecendo mudas e material informativo sobre a importância da arborização para a população. Cada pessoa teve direito a até cinco mudas.

Segundo a subsecretária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Aldenira Queiroz, a Prefeitura de Manaus vem trabalhando desde o ano passado no sentido de reverter um quadro histórico na cidade, ressaltado pelas estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) relativas à arborização urbana.

“Quando o prefeito Arthur Virgílio Neto decidiu investir na arborização, como uma forma de reverter o quadro da arborização urbana, a distribuição de mudas frutíferas e ornamentais veio como alternativa de convocar a população a participar desse processo”, afirmou Aldenira. Somente em 2016, 15,5 mil mudas de árvores foram plantadas em logradouros públicos até agora. A estimativa é de que até o final de 2017 esse número chegue a 25 mil.

Com relação à distribuição de mudas, somente no ano passado foram 56.245 mudas frutíferas e ornamentais entregues à população, nos pontos fixos de distribuição e durante as atividades desenvolvidas pela secretaria. Além das mudas, a Semmas entrega também material informativo sobre como plantar corretamente e os benefícios da arborização.

Os moradores da zona Leste chegaram cedo à Bola do Produtor. O aposentado Raimundo Alves Gomes, 73, se orgulha de ter um quintal arborizado e foi um dos primeiros a receber as mudas de acerola, jambo e café. “É muito importante a prefeitura estar fazendo essa ação porque as pessoas muitas vezes gostam de plantar, mas não sabem como conseguir mudas”, afirmou.

O casal Aline, 20, e William Lima, 38, também levou mudas para casa. “Vamos plantar e colher os frutos dessas mudas, porque o importante é poder vê-las crescerem”, afirmou Aline.

A ação contou com o apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e do Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar. Entre as frutíferas foram distribuídas mudas de acerola, cupuaçu, café, biriba, nêspera, pitanga, açaí, jambo, amora, azeitona, ingá e manga. As espécies ornamentais doadas foram dracena, papoula, ruelia, ixoria e palmeira merrile.

FOTOS: Márcio James / Semcom e Arlesson Sicsú / Semmas

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskWvFsak

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): (92) 3236-6684