Dia Mundial do Pedestre é lembrado pela Prefeitura com ações de trânsito seguro

Para lembrar o Dia Mundial do Pedestre, comemorado nesta quarta-feira, 8/8, a Prefeitura de Manaus realizou atividades educativas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Elza Damasceno, no Santo Antônio, zona Oeste, que se transformou em uma via de trânsito com carros, placas, semáforos, faixa de pedestre e agentes de trânsito.

08.08.18.Ação Educativa no Dia Nacional do Trânsito - Dia Mundial do Pedestre

Agentes e educadores de trânsito do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) orientaram as crianças que estudam no 1º e 2º período com vivências no interior da escola, como jogos das placas que indicam o significado da sinalização de trânsito e a prática para atravessar a rua com segurança, utilizando a faixa de pedestres. Durante a ação, foi criada uma via para ensinar, de forma prática e lúdica, as regras de trânsito para as crianças.

O educador e agente de trânsito do Manaustrans, Werrison Freitas, explica que as atividades com as crianças é uma maneira de garantir futuros condutores, como também um alerta para os pais, já que elas repassam os ensinamentos que aprenderam nas ações e cobram boas maneiras deles. “Neste Dia Mundial do Pedestre, estamos levando os ensinamentos às crianças, porque acreditamos que serão bons condutores e também repassam aos pais o que aprenderam sobre travessia segura, uso do cinto de segurança e o respeito aos demais condutores na via”, disse.

Para a gestora da escola, Delle de Karem, a atividade é um projeto transversal, que é trabalhado durante todo o ano letivo, para ensinar as crianças os cuidados necessários para a segurança no trânsito e salvar vidas. “A gente acredita que é a partir dessa faixa etária que as crianças assimilam os ensinamentos repassados pelos educadores e também se tornam multiplicadores, pois cobram dos pais e parentes atitudes responsáveis no volante”, destacou

As crianças ainda puderam ter uma vivência real de travessia segura ao ser levadas pelos agentes de trânsito para a avenida Brasil e ao fazer o ‘sinal da vida’, que é o ato de levantar as mãos aos veículos na faixa de pedestre e fazer a travessia com o monitoramento dos educadores e agentes.

Dia Mundial do Pedestre

A data foi criada quando os quatro integrantes da banda Beatles tiraram uma foto no dia 8 de agosto de 1969, atravessando na faixa de pedestres na rua Abbey Road,  em Londres. A imagem eternizada foi publicada na capa de um disco dos músicos.

Texto: Marcelo Lima/Manaustrans

Fotos: Altemar Alcantara/Semcom