Dia do Motorista tem ações de sensibilização ambiental

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta terça-feira, 25/7, a primeira de uma série de ações de sensibilização que integram a Campanha Sou Condutor Consciente e Faço o Trânsito Mais Seguro, coordenada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), em comemoração ao Dia do Motorista.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) foi o primeiro órgão municipal a receber a equipe do Manaustrans, que realizou palestra para os servidores condutores, ressaltando a importância do respeito às regras de trânsito, e em seguida, distribuiu mudas para motoristas e pedestres, na avenida Brasil, Compensa, Zona Oeste.

A palestra foi realizada no auditório da Semmas pelo agente de trânsito e educador do Manaustrans, Francisco Rodrigues dos Santos. Ele ressaltou os números decrescentes de acidentes e vítimas fatais no trânsito como decorrência direta do trabalho de educação para o trânsito realizado pela Prefeitura de Manaus, nos últimos anos.

“Desde o início da gestão do prefeito Arthur Virgilio Neto, vem sendo dado uma importância fundamental à transversalidade da educação tanto para o trânsito quanto o meio ambiente saudável, aliando as práticas que a prefeitura promove e intensificando as parcerias”, afirmou.

De acordo com o chefe do Setor de Transporte da Semmas, Maxwell Silvano Gibbs, palestras de sensibilização são importantes porque servem de alerta para os motoristas que devem dar o exemplo no serviço público.

O diretor de Engenharia e Educação para Trânsito do Manaustrans, Manuel Vieira Júnior, destacou que a programação de atividades será extensa dentro dos próximos 15 dias e envolverá diversas secretarias e órgãos municipais. “Nossa intenção é fazer com que os condutores da Prefeitura de Manaus dêem o exemplo e possam atuar também como multiplicadores de informação”, afirmou.

Distribuição de mudas

Após a palestra, os servidores da Semmas, juntamente com agentes do Manaustrans, se dirigiram ao semáforo da avenida Brasil, nas proximidades do mini shopping da Compensa, para a distribuição de mudas de espécies frutíferas e ornamentais e material informativo junto aos transeuntes e motoristas.

A dona de casa Gleice Elizabeth Falcão, moradora do Santo Agostinho, pegou mudas para plantar no jardim. “Sai de casa para comprar mantimentos e gosto muito de plantas. Por isso, adorei essa ação de distribuição de mudas da Prefeitura”, afirmou. Daiana Souza, 35, moradora do São Jorge, levou uma muda de cupuaçu para plantar no quintal. Assim como Renata Queiroz, 31, e Sebastião Guedes, 39, moradores da Compensa.

De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, o trabalho integrado entre os órgãos que realizam ações de educação por meio de atividades socioambientais é uma estratégia positiva. “Atividades socioambientais e de educação para o trânsito não podem estar desvinculadas porque fazem parte do mesmo contexto e produzem um efeito determinante e com o foco para as futuras gerações”, afirmou.

A Diretoria de Administração e Finanças da Semmas coordenou a atividade, com o apoio do Departamento de Arborização e Paisagismo e as Divisões de Gestão de Pessoas e Educação Ambiental da Semmas.  Os participantes receberam kits com camisa e uma mochila da campanha Condutor Consciente.

Texto: Júlio Pedrosa

Fotos: Arlesson Sicsú / Semmas

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm1H9y1G

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): (92) 3236-6684