Dia de pagamento aos aposentados e pensionistas com manhã de serviços e coral

O dia de pagamento dos segurados da Prefeitura de Manaus foi marcado por uma manhã recheada de serviços e a estreia do coral da Manaus Previdência em 2018, nesta quinta-feira, 24/5.  Em destaque, as inscrições para o primeiro mutirão oftalmológico destinado aos aposentados e pensionistas do município, que vai acontecer de 28 a 30 deste mês, e a emissão de credencial de estacionamento especial para idosos e pessoa com deficiência.

Dia de pagamento aos aposentados e pensionistas com manhã de serviços e coral

“Nesses três dias de atendimento oftalmológico, estamos oferecendo 240 vagas e em poucos dias de inscrição já preenchemos mais de um terço desse total”, adiantou o diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira. “Ficamos felizes por irmos além da nossa missão previdenciária, proporcionando essa oportunidade aos segurados do município, como determina o prefeito Arthur Virgílio Neto”, complementou.

Entre os que se inscreveram nesta quinta-feira estão Carlos Alberto da Silva, 66, e Luiza Cavalcante, 64. Apesar de ambos terem problema de visão, nunca haviam passado por um exame oftalmológico. A oportunidade surgiu agora. “Os óculos que uso foi comprado de camelô e arde minha vista. Agora, vou poder usar as lentes corretas a partir do meu exame”, confidenciou Luiza. No caso de Carlos, a dificuldade para ler a Bíblia foi o alerta necessário para perceber que o uso de óculos era inadiável. “Não conseguia ver direito para longe. Mas, quando não visualizei mais as letras da Bíblia, percebi que não tinha mais como adiar a consulta”.

O mutirão oftalmológico foi possível devido o apoio do Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed) e do Centro de Diagnóstico Oftalmológico da Amazônia Ltda (Cedoa), que nos dias de atendimento vai trazer um trailer com todos os equipamentos necessários para os exames. Já a emissão da credencial de estacionamento é uma parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que realizou o trabalho na quarta, 23, e nesta quinta, 24.

O ambiente de descontração característico do dia de pagamento na Manaus Previdência foi enriquecido pela emoção com a primeira apresentação do ano do coral da autarquia. Ainda no clima do mês das mães, os coralistas apresentaram as músicas “Como é grande o meu amor por você”, de Roberto Carlos, e “Obrigado, mãe”, interpretada por Naiara Azevedo. “Ensaiamos muito e os componentes mostraram-se muito à vontade com o público, que acompanhou a execução”, disse o maestro Miller Miranda, responsável pelas aulas de canto/coral ministrada na previdência.

Estreante na modalidade, a pensionista Áurea Nogueira, 67, disse que estava tranquila, apesar de nunca ter estado à frente de uma plateia. “Sempre gostei de música e agora estou tendo a oportunidade de cantar, e não apenas ouvir”.

O curso de canto/coral é uma parceria com a Universidade Aberta da Terceira Idade (UnARI-UEA), de onde também veio o palestrante do mês, o fisioterapeuta Adriano Queiroz, que abordou sobre a  prevenção de acidentes domésticos em idosos.

Serviços

Já é tradição no dia de pagamento dos segurados do município a oferta de vários serviços aos aposentados e pensionistas. Todo mês, no dia de entrega do contracheque, eles são recepcionados com um buffet de café da manhã e têm a oportunidade de adquirir artesanato, cortar o cabelo, fazer maquiagem, limpeza de pele, design de sobrancelhas, aferir a pressão e terem uma sessão de massoterapia, além de participarem de palestras que envolvem diretamente o público idoso.

“Tudo isso a partir de parcerias com voluntários e órgãos, públicos ou privados, que nos auxiliam nesse processo”, lembra a diretora de Previdência, Daniela Benayon.

Nesta quinta, os segurados também puderam ser inscrever para o Cine PipocaPrev de junho, quando participam de uma exibição de filme, com direito a um acompanhante, regado a muita pipoca e suco; para o curso de artesanato-turma 02 (Crochê)”, que começa nesta sexta-feira, 25/5, numa parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi); e se vacinarem contra a gripe, com a colaboração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Luiz Montenegro, integrante da rede municipal de saúde.

Texto: Marcia Claudia Senna / Manaus Previdência

Fotos: Stephanie de Farias / Manaus Previdência