Dia das Crianças tem diversão e atividades lúdicas nas Unidades de Saúde

Programações especiais, em alusão ao Dia das Crianças, foram realizadas pelas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, com o objetivo de divertir a garotada e promover a integração com as comunidades, levando ações educativas aos usuários, na manhã desta quinta-feira, 11/10. Além do atendimento médico oferecido diariamente, os pequenos tiveram uma manhã de atividades lúdicas, com brincadeiras como pula-pula, piscina de bolinhas, salas de vídeo e pintura, muita música e um lanche nutritivo.

Dia das Crianças tem diversão e atividades lúdicas nas Unidades de Saúde

A subsecretária municipal de saúde, Adriana Elias, destacou a importância da promoção de eventos como este. “Fortalecer cada vez mais o vínculo entre comunidade e UBS é ato primordial, constando até como diretriz do Ministério da Saúde. Proporcionamos momentos em que a população se sentiu acolhida, fazendo parte do dia a dia desses profissionais, que vão muito além do atendimento básico a saúde, promovendo sorrisos”, afirmou Adriana.

Na UBS Silas Santos, no São José, zona Leste, o cuidado com a saúde bucal foi pauta entre as crianças, que receberam um kit com escova, pasta de dente e fio dental. “A partir de uma equipe intitulada ‘Comissão da Criança’, formada por oito profissionais de variados ramos da saúde, este evento vem sendo realizado desde 2010. Hoje contamos com odontólogas, que além de distribuir os kits, instruem as crianças quanto ao uso correto dos itens e a importância da saúde bucal”, observou a gestora da Unidade, Francinete Máximo.

Na Unidade Leonor de Freitas, localizada na Compensa, zona Oeste, os serviços de saúde foram acompanhados por brincadeiras, lanche compartilhado e distribuição de lembrancinhas. O foco foram as consultas pediátricas. “Além das brincadeiras, guloseimas e a forma descontraída que procuramos dar ao evento, não deixamos de focar na saúde e bem-estar da criança”, informou a diretora da unidade, Fabiana Encarnação.

Na UBS Frei Valério di Carlo, no Novo Israel, zona Norte, personagens de desenhos animados recepcionaram as crianças que puderam participar de brincadeiras. Além de cuidar da saúde, levaram para casa lembrancinhas preparadas pela equipe da unidade.

Texto: Jade Leite / Semsa

Foto: Divulgação / Semsa