Defesa Civil atende 18 ocorrências após forte chuva

A Prefeitura de Manaus continua o trabalho de monitoramento e atendimento pelos danos causados após a forte chuva desta terça-feira, 20. Ao todo, até a tarde desta quarta-feira, 21, foram 18 o número de ocorrências registradas pelo telefone da Defesa Civil de Manaus, o 199.

Entre as mais graves está o desabamento de uma casa de madeira na rua Luiz Antony, no Centro. Outra casa corre o risco de desabar no bairro Praça 14, zona Centro-Sul da capital, por conta de um muro fragilizado que pode tombar e atingir o imóvel. A Defesa Civil também atua no desabamento de uma contenção de rip-rap na rua Lauro Bettencourt, no Santo Antônio, com extensão de quase seis metros de comprimento.

Segundo o secretario executivo da Defesa Civil, Cláudio Belém, o trabalho de intervenção realizado em áreas de risco busca minimizar o máximo possível o perigo. “Essas áreas acabam sendo ocupadas indevidamente e a Defesa Civil orienta que o risco deve ser minimizado, como não jogar lixo em áreas de erosão assim como não instalar tubulações irregulares ou desmatar essas áreas”, alertou.

Além da Defesa Civil, também monitoram as ocorrências: as secretarias municipais de Limpeza Pública (Semulsp), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e, ainda, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Gabinete de Gestão Integrada (GGIM).

A média de chuva registrada nas ultimas 24h na zona urbana de Manaus é de 90,4 milímetros.

Fotos: Altemar Alcântara e Marinho Ramos / Semcom