Dados previdenciários vão integrar o sistema de inteligência da prefeitura de Manaus

A Manaus Previdência está se preparando para integrar o sistema de acompanhamento on-line das metas da Prefeitura de Manaus por meio do Business Intelligence (BI). Com mais esse avanço, a autarquia pretende modernizar o controle sobre seus processos e indicadores.  “Já fazíamos esse acompanhamento, atualizado, por meio de planilhas e apresentações em powerpoint, mas o BI vai nos possibilitar tornar mais célere a exposição desses dados”, destacou o diretor-presidente da previdência municipal, Marcelo Magaldi.

O BI foi lançado pela Prefeitura em dezembro de 2014, dentro de um pacote de modernidade lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, visando tornar a máquina municipal ainda mais eficiente. Por meio desse sistema, os gestores poderão monitorar suas metas e indicadores, criar novos relatórios e dashboards (resumo gráfico) e outros serviços a partir de notebooks, tablets e até smartphones. A alimentação dos dados acontece de forma manual e/ou automática, por meio de cruzamentos de informações e dados de demais sistemas como o da Administração Financeira Integrada Municipal (Afim), Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) e de Gestão de Regime Próprio de previdência social (Sisprev), entre outros.

Dois técnicos da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Renato Bessa e Elivane Colares, conduziram a terceira reunião com a equipe da Assessoria Técnica (Astec) e da Tecnologia da Informação (Stin) da previdência, na manhã desta segunda-feira, 2, a fim de continuarem a checagem dos indicadores que devem ser disponibilizados no BI. Conforme a assessora Márcia Assunção, essas reuniões acontecerão sempre no primeiro dia útil da semana, com a participação de diferentes setores da autarquia, visando debater os indicadores de cada um. Neste dia 2, o setor presente foi o da Superintendência de Investimentos (Supinv).

“Está agendado, para as próximas reuniões, a participação dos setores que trabalham com a receita, folha de pagamento, contas públicas, área previdenciária e atendimento, cada um em reuniões individuais. Depois, veremos uma nova agenda de outros setores”, esclareceu Assunção, acrescentando que esse debate é fundamental para que os técnicos do BI entendam como os números de cada setor são produzidos para, a partir daí, transformá-los em informação compatível com o sistema. “Nossa meta é disponibilizar esses indicadores via Business Intelligence já no próximo mês”, concluiu.

Texto: Marcia Claudia Senna

Fotos: Divulgação / Manaus Previdência