Curso capacita servidores de saúde em terapia auricular

Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus participaram de um Curso de Auriculoterapia – terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, organizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O curso teve por objetivo capacitar os profissionais nessa prática integrativa, com a proposta de levar essa alternativa de tratamento aos usuários das unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Curso capacita servidores de saúde em terapia auricular

As aulas, iniciadas em agosto, foram realizadas na modalidade de Ensino a Distância (EAD), e nesta quarta-feira, 9/10, foi realizada a única aula prática, presencial, que encerrou a capacitação, na Escola do Legislativo, anexo à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A fisioterapeuta Gabriela dos Santos, técnica da Gerência de Promoção da Saúde, explicou que a ideia é levar esse serviço para a rede de Atenção Básica de Saúde, aumentando o acesso às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no município.

“Esse curso foi fundamental, visto que nós trabalhamos para promover saúde na Atenção Básica. É importante que nos capacitemos em técnicas ainda não institucionalizadas na Semsa, para oferecer acesso a serviços alternativos para os usuários”, afirmou Gabriela.

O enfermeiro Joniomá Evangelista Alves, servidor da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Figliuolo, disse que o curso possibilitou acesso a mais informações sobre novas técnicas de saúde e que certamente poderá colocá-las em prática no dia a dia. “É um privilégio participar de capacitações como essa, adquirindo novos conhecimentos. Faz bem para nós e para os usuários”, concluiu.

Manaus foi um dos polos regionais no qual o curso capacitou 40 profissionais de saúde que atuam em funções de nível superior na Atenção Básica, equipes de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família, equipes de Saúde Fluvial e Centros de Atenção Psicossocial.

A técnica

A auriculoterapia é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha e é comprovada a conexão dessa estimulação com outros locais e funções do organismo. Na Atenção Básica, tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde, após avaliação clínica pela equipe de Saúde da Família.

Texto – Jean Holanda / Semsa

Foto – José Nildo / Semsa