Critérios de gestão da Previdência Municipal são avaliados

Comissão de avaliação do Prêmio Qualidade Amazonas, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (PQA-Fieam), avaliaram os critérios indicados pela Previdência de Manaus na disputa do prêmio na Modalidade de Gestão Pública – GesPública/250 pontos. A avaliação ocorreu durante todo o dia desta quarta-feira, 13/09, na sede da autarquia.

O cronograma da visita dos técnicos começou com a apresentação do modelo de gestão da Manaus Previdência, por parte do diretor-presidente da instituição, Silvino Vieira. “Participar do PQA significa verificar o grau de aderência dos nossos processos gerenciais em relação ao Modelo de Excelência em Gestão Pública. Conquistar o prêmio é um benefício adicional. O mais importante é saber se estamos no caminho certo para garantir um melhor serviço aos nossos mais de seis mil segurados’’, destacou.

Responsável pelo Comitê de Gestão da autarquia municipal, a assessora técnica Márcia Assunção informou que a equipe avaliadora analisou os critérios constantes no Relatório de Gestão da Autarquia: Governança, Estratégias e Planos, Cidadão Usuário, Interesse Público e Cidadania, Informações e Conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados, tudo nos termos da visão, da missão, dos valores e da política de qualidade da Manaus Previdência. “O próximo passo será defender a nossa gestão na mostra que acontecerá no auditório da Suframa no período de 26 a 29 de setembro’’, adiantou.

Segundo a coordenadora do PQA, Erlen Montefusco, a visita técnica serve para aumentar a pontuação da instituição visitada. A primeira fase, lembra, consiste na elaboração do relatório no qual é concedida uma pontuação. Depois, evolui-se para a fase de evidências, onde há a checagem se o que está no relatório realmente corresponde ao que foi relatado. “Para isso, vamos conversar com os responsáveis dos setores e buscar as evidências físicas”, diz. “A fase final consistirá na apresentação, onde uma banca de juízes irá fazer questionamentos à equipe da Manaus Previdência, no caso’’, disse Montefusco, que realizou o trabalho de avaliação em conjunto com os membros Francisco Cesar Marques, Marcelo Silva e Jackson Andrade, que compõem a comissão do PQA.

PARTICIPAÇÃO

Em 2007, a previdência municipal ganhou o Troféu Bronze no PQA. O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o Gespública, é um programa do Governo Federal, instituído pelo Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, que tem por objetivo estimular e apoiar os órgãos e entidades públicos a implementarem medidas de fortalecimento em sua gestão interna, a fim de oferecerem serviços de melhor qualidade aos cidadãos.

Fotos: Altemar Alcântara / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm52rS9y