Crianças e Adolescentes com direitos violados ganham ludoteca no Creas Sul

11.04.18 Inauguração de ludoteca no CREAS Sul

A parceria da Prefeitura de Manaus e o Instituto Sabin proporcionou a inauguração da 3ª ludoteca em mais um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). O espaço lúdico permitirá a interação entre assistentes sociais e psicólogas com crianças e adolescentes vítimas de violência física, sexual e psicológica.

A ludoteca foi entregue na tarde desta quarta-feira, 11/4, no Creas Sul, localizado na avenida General Rodrigo Otávio, no Parque Lagoa do Japiim, zona Sul.

De acordo com o secretário da Semmasdh, Dante Elias, o espaço pedagógico vai auxiliar os trabalhadores da assistência social nos trabalhos de aproximação e interação dos usuários em acompanhamento.

“Estamos ganhando mais um reforço para trabalhar com essas crianças e adolescentes vítimas de violência. Queremos fechar mais uma parceria com Instituto Sabin, para equiparmos mais dois Creas. Essa é uma recomendação do prefeito Arthur Virgílio Neto em melhorar o atendimento às nossas crianças e adolescentes garantindo os seus direitos”, ressaltou Dante.

Vários objetos fazem parte do espaço como quebra-cabeças, fantoches, bonecas de pano, giz de cera e massa de modelar. Outros brinquedos como bonecos, policial, família terapêutica e família inclusão social também são instrumentos de trabalho para o acompanhamento de crianças vítimas de violência.

Em 2017, o Creas Sul acompanhou 108 crianças, adolescentes e suas famílias, enquanto que no primeiro trimestre deste ano, 25 casos de violência física, psicológica e sexual estão em acompanhamento.

Responsabilidade Social

O Projeto Ludotecas foi criado pelo Instituto Sabin, em 2008, e já conta com 85 unidades espalhadas por diversos estados brasileiros. Em Manaus, o Instituto já implantou três ludotecas nos Creas Sul, Centro-Sul e Leste.

“As ludotecas são o carro-chefe do Instituto Sabin que tem um trabalho de responsabilidade social na área da saúde, assistência social e bem-estar na comunidade”, destacou a analista de projetos sociais do Instituto Sabin, Lian Carvalho.

Creas

É um equipamento socioassistencial da Semmasdh, que faz o resgate da família, dos direitos violados, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros, fortalecendo a relação familiar dos usuários e a reinserção dos mesmos na sociedade.

São usuários: crianças, adolescentes, idosos, mulheres e quaisquer pessoas que tenham sofrido violação de seus direitos. E aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto.

Texto: Alexsandro Machado/ Semmasdh

Fotos: Lucas Silva/Semcom