Notícias

‘Consultório na Rua’ é selecionado para participar de mostra nacional

Um projeto inovador, desenvolvido por profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus, o Consultório na Rua está sendo apresentado na 16ª Mostra Brasil “Aqui Tem SUS”, uma exposição de experiências inovadoras no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) realizada em todo o país. O trabalho leva ações de saúde a pessoas em situação de rua em Manaus e foi uma das iniciativas selecionadas para participar da mostra que começou nesta terça-feira, 2/7, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), e se estenderá até a sexta-feira, 5/7.

 

‘Consultório na Rua’ é selecionado para participar de mostra nacional

 

O “Consultório na Rua”, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi exibido no evento pelo cirurgião-dentista e coordenador da equipe do projeto, Daniel Vasconcelos. Ele apresentou a experiência “Pessoas em situação de rua na cidade de Manaus: prevenção, tratamento e controle em HIV/Aids”, que trata do trabalho realizado pela equipe do Consultório junto às pessoas em situação de rua portadoras de HIV/Aids. O relato foi um dos vencedores da etapa estadual da Mostra, realizada em Manaus no dia 25 de abril.

 

O evento é parte da programação de atividades do XXXV Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), que reúne a categoria para discutir e trocar de experiências sobre o SUS nos municípios do país. Com o tema “Diálogos no Cotidiano do SUS”, o evento terá mesas, seminários e oficinas, além de sediar o Encontro Nacional do Projeto Aedes na Mira e a Mostra Brasil “Aqui Tem SUS”.

 

“Parabenizo os nossos profissionais que levam não somente saúde às pessoas em situação de rua, mas também acolhimento e dignidade. São seres humanos, cidadãos, tão dignos e merecedores do acesso à saúde quanto qualquer um, e é esse senso de cidadania, mais ainda do que o atendimento em saúde, que o ‘Consultório na Rua’ traz para eles, inclusive aos venezuelanos que estão em Manaus”, enfatizou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

 

Neste ano, a exposição bateu um recorde no número de trabalhos inscritos: foram 500 projetos, vindos de todos os Estados do país. O Amazonas contribuiu com seis, realizados nos municípios de Itacoatiara, Manaquiri, Nova Olinda do Norte e Manaus.

 

As experiências escolhidas para a Mostra Brasil serão avaliadas de forma presencial, on-line e também pelo público presente ao evento. Os trabalhos vão concorrer a várias premiações, e o Estado que alcançar o maior número de experiências premiadas irá receber um prêmio especial.

 

Projeto “Consultório na Rua”

Criado em 2015, o projeto Consultório na Rua é uma iniciativa coordenada pelo Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais (Nusge) da Semsa. Com uma equipe multiprofissional – com uma enfermeira, um técnico em enfermagem, uma assistente social, uma psicóloga e um motorista – o Consultório vai todos os dias a locais onde há concentração de pessoas em situação de rua, para viabilizar o acesso a exames e tratamentos de saúde.

 

Se forem detectados problemas de saúde nas pessoas que recebem o serviço, a equipe do Consultório encaminha esses usuários para unidades de saúde em locais próximos, além de acompanhar o tratamento e levar remédios aos que necessitam.

 

“O trabalho que nós fazemos é in loco. É preciso levar a oferta de saúde para além dos muros dos hospitais e unidades de saúde, trazê-lo às pessoas que não têm acesso, como infelizmente é o caso da população de rua”, afirma a chefe do Nusce, Wanja Dias Leal.

 

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Notícias relacionadas

Pesquisa Avançada

Utilize esta ferramenta para encontrar notícias de seu interesse