Construção do novo centro para pessoas em situação de rua entra na reta final

A construção do novo Centro Pop, no bairro Petrópolis, zona Sul, entrou na reta final e o espaço já deverá ser inaugurado no primeiro trimestre deste ano. É o que garante o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Elias Emanuel, após visitar o canteiro de obras na manhã desta quarta-feira, 18. Atualmente, a unidade funciona no Centro da capital.

A parte interna está praticamente finalizada, faltando apenas alguns ajustes. Já na parte externa, além dos ajustes no terreno, deverá ser construído um muro para delimitar o espaço do Centro Pop e um campo de areia para uso da comunidade.

“Nós queremos desenvolver vários projetos voltados para a revalorização da autoestima dessas pessoas em situação de rua e também estabelecer parcerias com a comunidade, fazendo com que o Centro Pop seja uma ferramenta incluída na sociedade e não uma célula completamente dissociada de todas as expectativas da vizinhança”, afirmou Elias.

O Centro POP é um serviço especializado para a população em situação de rua, que se destina a acolhida de pessoas adultas, idosos e pessoas com deficiência que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. O espaço visa assegurar atendimento e atividades para o desenvolvimento de sociabilidade, fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares, bem como, construção de novos projetos de vida desses usuários.

Foram realizados 1.475 atendimentos no ano passado. Em média, pelo menos 350 pessoas frequentam o espaço e 126 aceitam passar por acompanhamento psicossocial, onde tem a oportunidade de ser reinseridos na sociedade e às suas famílias.

Texto: Leonardo Fierro / Semmasdh

Fotos: Assessoria Semmasdh

Disponível em: https://flic.kr/s/aHskQgYWjF

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616