Conselho Municipal de Saúde cria comissão para processo eleitoral complementar

12.04.18 Conselho Municipal de Saúde cria comissão para processo eleitoral complementar.

Durante a 5ª Assembleia Geral Extraordinária de 2018, realizada na manhã desta quinta-feira, 12/04, o Conselho Municipal de Saúde (CMS/MAO) realizou a composição da Comissão Especial de Coordenação do Processo Eleitoral Complementar para a gestão 2018-2019.

A presidente do CMS, conselheira e assistente social Ângela Maria Matos do Nascimento, explica que o processo eleitoral complementar será necessário para concluir a eleição realizada no mês de março, já que 14 vagas para conselheiros não foram preenchidas.

“A comissão foi constituída para conduzir o processo eleitoral complementar, permitindo que se possa eliminar as vacâncias que existem hoje no conselho. Esse processo é extremamente importante porque algumas matérias só podem ser apreciadas e aprovadas pelo CMS com um quórum qualificado, que é representado por dois terços de um total de 32 conselheiros”, explica Ângela Nascimento.

A composição da Comissão Especial para a Coordenação do Processo Eleitoral Complementar foi montada com oito conselheiros, seguindo a paridade exigida pelo CMS, com 50% representantes de usuários, 25% representantes de usuários e 25% representantes de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Com a comissão formada, os integrantes irão discutir como ocorrerá o processo eleitoral, de acordo com as normas do regimento. Haverá a elaboração de um calendário para a eleição, que será apresentado para aprovação dos conselheiros durante a próxima Assembleia Ordinária do CMS, marcada para o dia 25 de abril”, informa Ângela Nascimento.

O Conselho Municipal de Saúde foi instituído nos termos da Lei n° 066, de 11 de junho de 1991, e é constituído como órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do Sistema Único de Saúde para o município de Manaus, sendo composto por representantes de gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários do SUS (50%).

Texto: Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos: Divulgação/Semsa