Conselheiros elegem diretoria executiva do CMS

Mnaus 04.04.18.Eleições Conselho Municipal de SaúdeMnaus 04.04.18.Eleições Conselho Municipal de SaúdeMnaus 04.04.18.Eleições Conselho Municipal de Saúde

A nova Diretoria Executiva do Conselho Municipal de Saúde (CMS) foi nomeada nesta quarta-feira, 04/04, durante a 4ª Assembleia Geral Extraordinária de 2018, com eleição para os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários.

O evento aconteceu no auditório Dr. Paulo Pinto Nery, na sede do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), bairro da Paz, com a participação dos novos conselheiros, que tomaram posse no dia 28 de março para o triênio 2018-2021, representando gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora do Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (DAP/Semsa), conselheira e assistente social Ângela Maria Matos do Nascimento, foi eleita como presidente do CMS para a gestão 2018-2019.

Com 20 anos de atuação no SUS e especialização em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, Ângela Nascimento assumiu a nova gestão do CMS com a responsabilidade de conduzir o trabalho de consolidação do controle social na rede municipal de saúde, incluindo a programação de eventos como a Semana de Controle Social que deve acontecer ainda este ano, a organização da etapa municipal da Conferência Nacional de Saúde marcada para 2019, além de uma eleição complementar para conselheiros municipais nas vagas que não foram preenchidas no processo eleitoral realizado em março.

“A nova Diretoria Executiva está assumindo com a missão continuar o processo de fortalecimento com CMS, reorganizar o fluxo de serviço, formar as comissões de trabalho compostas por conselheiros, buscando contribuir de fato para a melhoria dos serviços de saúde e o aprimoramento cada vez maior SUS no município de Manaus”, afirmou Ângela Nascimento, ressaltando que um dos desafios é divulgar informações junto aos usuários sobre a função do CMS, espaço que representa a garantia dos direitos da sociedade na área da saúde.

A nova Diretoria Executiva do CMS também tem como membros o conselheiro Carlos Pereira, representante dos trabalhadores do SUS, eleito como vice-presidente, além dos conselheiros Elson Melo como primeiro secretário e Francisco Silva Filho como segundo secretário, que representam os usuários do SUS da zona Leste e da zona Centro Oeste, respectivamente.

Durante a eleição, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destacou a importância da Diretoria Executiva como o órgão de coordenação do CMS, tendo a função indispensável de garantir a execução das deliberações, definidas pelos conselheiros municipais, em Assembleia Geral.

“Esse é um momento importante por representar um processo de renovação do Conselho Municipal de Saúde, instituído em 1991 em Manaus. A composição da Mesa Diretora é o resultado de um processo democrático, que mostrou o compromisso da gestão em evidenciar a transparência na eleição dos conselheiros. Agora, esperamos que o CMS continue, cada vez mais, a ser um espaço para se debater ideias e propor sugestões para fortalecer o SUS e, assim, melhorar a saúde em Manaus”, destacou Marcelo Magaldi.

O Conselho Municipal de Saúde foi instituído nos termos da Lei n° 066, de 11 de junho de 1991, e é constituído como órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do Sistema Único de Saúde para o município de Manaus, sendo composto por representantes de gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários do SUS (50%).

O mandato da diretoria executiva tem a duração de um ano, sendo permitida a recondução dos membros por mais um mandato. Os conselheiros atuam de forma voluntária, ou seja, o trabalho não é remunerado.

Texto: Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos: Marinho Ramos/Semcom