Conselheiros da zona Oeste e Rural são capacitados para atuar no controle social

Conselheiros locais de saúde da zona Oeste e Rural participam, a partir da próxima segunda-feira, 3/7, da quarta oficina de capacitação em Participação Popular e Controle Social, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A oficina será realizada na Escola Municipal Cândido Honório, rua 5, bairro Alvorada, das 9h às 17h, seguindo até quarta-feira, 5/7. Participam da capacitação 139 conselheiros da zona Oeste e 18 da zona Rural.

A programação faz parte das ações de comemoração de aniversário de 26 anos de criação do Conselho Municipal de Saúde (CMS/MAO), iniciadas no dia 8/6.

“A oficina irá encerrar uma série de capacitações em Participação Popular e Controle Social. O trabalho já foi realizado junto aos conselheiros das zonas Sul, Leste e Norte, envolvendo trabalhadores, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informa secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A capacitação inclui temas como Princípios Doutrinários e Caracterização do SUS, Controle Social em Saúde, o Papel do Conselheiro, Competências e Rotinas da Diretoria Executiva dos Conselhos Locais de Saúde (CLSs), Política Nacional de Humanização, Sistema de Regulação (Sisreg), Educação Popular em Saúde e Mobilização Social, e haverá ainda apresentação de experiências exitosas de Conselhos Locais de Saúde.

Ao final, o processo de capacitação terá alcançado os 577 conselheiros locais de saúde empossados no início do ano para representar 61 Conselhos Locais, atendendo 61 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus, para o período 2017-2020.

Os CLSs representam uma instância do Conselho Municipal de Saúde, permitindo o fortalecimento do controle social no SUS, tendo composição paritária de 50% de representantes eleitos entre os usuários do SUS, 25% escolhidos entre os trabalhadores e 25% indicados entre os gestores.

A programação de aniversário do CMS/Manaus será encerrada no dia 19 de julho, das 9h às 12h, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, com a apresentação do relatório final do processo de capacitação.

Texto: Eurivânia Galúcio/Semsa

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315