Dia da Consciência Negra tem ações de sensibilização em UBS nesta quarta-feira

A Prefeitura de Manaus realiza nesta quarta-feira, 14/11, das 8h30 às 12h, na UBS Armando Mendes, localizada na rua Aragaça, no conjunto Manoa, zona Norte, a 1ª Sensibilização para apoiadores institucionais, líderes comunitários e conselheiros de saúde do Distrito de Saúde Norte (Disa Norte).

Com o tema “Um olhar diferenciado em face à equidade”, o evento é em alusão ao dia 20 de novembro, data de reflexão sobre a Consciência Negra, e pretende contribuir no monitoramento e divulgação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) e da Saúde do Homem, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS).

A ação é coordenada pelo Disa Norte, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e, considerando o III Plano Operativo (2017-2019) da PNSIPN, acontece por meio de parceria entre a área técnica do Programa Saúde da População Negra, do Disa Norte, com o Programa Saúde do Homem. A atividade tem o apoio da coordenação do Departamento de Atenção Primária da Semsa.

A sensibilização vai abordar temas como a Política Nacional de Saúde Integral da Pessoa Negra; quem são e onde estão os quilombolas na cidade de Manaus; racismo institucional e saúde mental; mortalidade materna e o Sistema Único de Saúde e o controle interno assistencial.

Além das lideranças comunitárias, conselheiros municipais de saúde e apoiadores institucionais, o evento vai reunir, ainda, acadêmicos do curso de Medicina, equipes de saúde da UBS Armando Mendes e equipe distrital, pais e educadores.

A data

No dia 20 de novembro é comemorado o dia Nacional da Consciência Negra, instituído pela Lei n° 12.519/2011, em homenagem a morte de Zumbi dos Palmares em 1695, líder do Quilombo do Palmares (AL), símbolo de luta contra a escravidão no período do Brasil Colonial.

Texto: Ronaldo Pessoa/Semsa