Comunidade Ribeirinha recebe Festival Semana do Bebê Manauara

Laços dourados, concurso de cartazes, apresentações culturais muitas informações relacionadas à amamentação. Tudo isso marcou a edição do Festival Semana do Bebê Manauara, na Escola São José I, localizada na comunidade Livramento, zona rural de Manaus. O evento tem o objetivo de mobilizar toda sociedade para apoiar as gestantes, promover o vínculo mãe-bebê e estimular o desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas e afetivas da criança.

Rodas de conversa sobre o desenvolvimento da Primeira Infância, pré-natal, parto, pós-parto e paternidade; contação de histórias, teatro, brincadeiras; orientações sobre a caderneta da criança, saúde bucal e alimentação saudável foram outras atividades desenvolvidas para pais/responsáveis e alunos da escola.

Quatro ações semelhantes foram programadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em diferentes creches e escolas, integrando as atividades do Agosto Dourado. O evento faz parte do calendário oficial do município de Manaus. As próximas edições serão no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Sofia Soeiro do Nascimento, no residencial Viver Melhor I, na Zona Norte, no próximo dia 25; e a Creche Ana Lopes Pereira, no Compensa, na zona Oeste, no dia 31, marcando o encerramento da programação.

De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, a campanha está abrangendo os cinco distritos de saúde de Manaus.

“A Semana do Bebê Manauara prevê ações em todo o município. Hoje a zona rural está aderindo oficialmente ao Agosto Dourado com esta ação aqui, na comunidade Livramento. Dessa forma, nós acreditamos que vamos conseguir um desenvolvimento melhor para as nossas crianças e adolescentes”, explicou Ivone.

“A criança, o jovem, o adulto que moram aqui, têm os mesmos direitos do cidadão que mora na área urbana. Trazer essas informações sobre o valor e a riqueza que é o leite materno é muito importante aqui para a zona rural. Sabemos que a criança que é amamentada será um adulto com saúde”, avaliou o diretor da Escola, em exercício, Paulo Henrique Couto.

Todos os Festivais são articulados com outras secretarias municipais: Educação (Semed), Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), Juventude, Esporte e Laser (Semjel). Os eventos  contam, ainda, com o apoio da United Way Brasil e da Unicef Amazônia Legal, por meio do Comitê Gestor Municipal da Primeira Infância Manauara.

Texto: Cleamy Albuquerque/Semsa

Fotos: Altemar Alcântara/Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm6DgC8A

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): (92) 3236-8315