Comunidade Novo, na zona Leste, recebe primeira edição deste ano do projeto Prefeitura + Presente

Neste sábado, 4/3, foi realizada a primeira edição de 2017 do projeto Prefeitura + Presente. Desta vez, a ação itinerante ocorreu no Cmei Profª Renata Holanda Pereira Gonçalves, localizado na Rua H, s/n, na Comunidade Novo, bairro Jorge Teixeira, zona Leste. O projeto consiste em aproximar a população do poder público, levando até ela em um mesmo espaço serviços os quais teria que buscar em diferentes áreas. Em quatro horas de ação, aproximadamente três mil pessoas foram beneficiadas com os serviços disponibilizados.

“Apesar da crise que o nosso país enfrenta, a prefeitura está preocupada em levar cidadania a toda a população manauara. Essas ações têm um grande alcance social e mostram que a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto segue intensa e com seriedade”, disse o prefeito de Manaus em exercício Wilker Barreto, presente na ação.

Coordenado pela Casa Civil, através da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor – Procon Manaus, o ‘Prefeitura + Presente’ conta com a participação de mais de 20 órgãos municipais e também estaduais.

“Desde o começo do projeto mais de 20 mil pessoas já foram contempladas com os diversos serviços. Essas ações itinerantes do “Prefeitura + Presente” acontecerão todos os meses visando solucionar, de forma mais rápida, as demandas da população, sobretudo daquelas pessoas mais afastadas da região central”, destacou o coordenador da Ouvidoria e Procon Manaus, Afonso Lins.

Entre os serviços mais procurados estava a emissão de 1ª via e 2 ª de RG e CPF. Para a estudante Rebeca Maciel, 24, esta é uma oportunidade única. “Essas ações são muito importantes porque facilitam o acesso de quem busca os serviços. Não está só me beneficiando, mas toda a comunidade”, destacou.

“‘Eu já estava há um tempo tentando emitir meu RG, e agora com esses serviços perto de casa, eu consegui. Fui muito bem atendida e espero que a prefeitura continue com esse trabalho”, ressaltou a dona de casa, Deuzette Viana, 55.

A próxima edição do Prefeitura + Presente será realizada no dia 18 de março, na Escola Municipal Prof° Nilton Lins, localizada na rua Beta, n. 19, Mundo Novo, Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

Outros serviços

No local, também foram disponibilizados serviços pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Entre eles, dispensação de medicamentos na farmácia (52 atendimentos) e testes rápidos de HIV (69). A Unidade Móvel de Saúde da Mulher – também disponível – ficará no bairro até o dia 10 e fará 300 exames de ultrassonagrafia e 200 de mamografia.

O Sine Manaus encaminhou diversas pessoas para vagas no mercado de trabalho, além de dar orientações sobre o Seguro Desemprego.

Há 12 anos levando alegria e conscientização ambiental, os Garis da Alegria, grupo teatral da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), animram as crianças que participaram da ação itinerante. Brincadeira e um repertório de cunho educativo fizeram parte da programação.

Cerca de 200 mudas frutíferas também foram distribuídas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que fez exposição de produtos reaproveitados e reciclados.

Outros órgãos e empresas também participaram desta edição. Entre eles: Manaus Ambiental, Eletrobrás Amazonas Energia e Defensoria Pública do Estado (DPE).

Fotos: Márcio James / Semcom

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskT1uovb